Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Incêndio na região do Morro do Ouro em Barra da Estiva é contido rapidamente por brigadistas

Fogo no Morro do Ouro em Barra da Estiva | FOTO: Divulgação/Bravos |

O incêndio florestal próximo ao Morro do Ouro, no município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, foi rapidamente contido na madrugada de sábado (7) para domingo (8). A ação dos brigadistas voluntários da brigada ‘Bravos’ (Barra da Estiva) junto com o presidente da brigada ‘Os Guerreiros’ conteve as chamas rapidamente pelo fato do fogo ser identificado e, de imediato, ter sido combatido. De acordo com dados enviados ao Jornal da Chapada, o clima está muito quente na região, o que dificultada o combate ao fogo.

“Sofremos muito, foram dois combates seguidos, um em Ituaçu e outro em Barra da Estiva, mas a brigada ‘Os Guerreiros’ conseguiu ajudar a conter as chamas rapidamente”, revela o presidente da brigada de Barra da Estiva, Edvaldo Miranda em contato inicial com o Jornal da Chapada. Um foco entre Ibicoara e Iramaia segue sendo combatido e, em Ituaçu, outro foco está em fase de monitoramento, mas o calor deixa o combate muito difícil.

O fogo foi combatido inicialmente por três voluntários e depois os que estavam em Ituaçu se juntaram para erradicar as chamas | FOTO: Divulgação/Bravos |

Conforme o coordenador de operações da brigada ‘Bravos’, Janiel Cordeiro, o fogo em Barra da Estiva foi combatido inicialmente por três voluntários e depois os que estavam em Ituaçu se juntaram para erradicar as chamas. “Depois de duas horas de combate chegou o senhor Edvaldo e formou quatro combatentes. E, por volta da meia noite, quando parecia que o fogo não teria controle, chegou a outra equipe da Bravos com mais sete brigadistas que estavam em Ituaçu. Dez brigadistas da ‘Bravos’ e mais Edvaldo a gente conseguiu a extinção total do fogo às 3h30 da manhã deste domingo”, explica Cordeiro

Em contato com o Jornal da Chapada, o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais em Andaraí (Cifa), Homero Vieira, diz que no município está tranquilo quanto a incêndios florestais. “Tivemos um foco ontem [sábado] em Igatu, mas foi rapidamente combatido pela equipe do Parque Nacional. Por sinal, está fazendo um trabalho excelente em relação aos combates na região”, salienta Homero.

Jornal da Chapada

Veja os vídeos

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas