Jornal da Chapada

Chapada: Incêndio na região do Morro do Ouro em Barra da Estiva é contido rapidamente por brigadistas

Um foco entre Ibicoara e Iramaia segue sendo combatido e, em Ituaçu, outro foco está em fase de monitoramento.

O incêndio florestal próximo ao Morro do Ouro, no município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, foi rapidamente contido na madrugada de sábado (7) para domingo (8). A ação dos brigadistas voluntários da brigada ‘Bravos’ (Barra da Estiva) junto com o presidente da brigada ‘Os Guerreiros’ conteve as chamas rapidamente pelo fato do fogo ser identificado e, de imediato, ter sido combatido. De acordo com dados enviados ao Jornal da Chapada, o clima está muito quente na região, o que dificultada o combate ao fogo.

“Sofremos muito, foram dois combates seguidos, um em Ituaçu e outro em Barra da Estiva, mas a brigada ‘Os Guerreiros’ conseguiu ajudar a conter as chamas rapidamente”, revela o presidente da brigada de Barra da Estiva, Edvaldo Miranda em contato inicial com o Jornal da Chapada. Um foco entre Ibicoara e Iramaia segue sendo combatido e, em Ituaçu, outro foco está em fase de monitoramento, mas o calor deixa o combate muito difícil.

O fogo foi combatido inicialmente por três voluntários e depois os que estavam em Ituaçu se juntaram para erradicar as chamas | FOTO: Divulgação/Bravos |

Conforme o coordenador de operações da brigada ‘Bravos’, Janiel Cordeiro, o fogo em Barra da Estiva foi combatido inicialmente por três voluntários e depois os que estavam em Ituaçu se juntaram para erradicar as chamas. “Depois de duas horas de combate chegou o senhor Edvaldo e formou quatro combatentes. E, por volta da meia noite, quando parecia que o fogo não teria controle, chegou a outra equipe da Bravos com mais sete brigadistas que estavam em Ituaçu. Dez brigadistas da ‘Bravos’ e mais Edvaldo a gente conseguiu a extinção total do fogo às 3h30 da manhã deste domingo”, explica Cordeiro

Em contato com o Jornal da Chapada, o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais em Andaraí (Cifa), Homero Vieira, diz que no município está tranquilo quanto a incêndios florestais. “Tivemos um foco ontem [sábado] em Igatu, mas foi rapidamente combatido pela equipe do Parque Nacional. Por sinal, está fazendo um trabalho excelente em relação aos combates na região”, salienta Homero.

Jornal da Chapada

Veja os vídeos