Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Roda encontrada durante obras em Itaberaba ficará exposta em praça pública

A roda ficará exposta na nova Praça JJ Seabra | FOTO: Divulgação |

A roda encontrada durante escavação para instalação da rede de esgoto na Rua 18 de maio, no centro de Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, em maio deste ano, ganhou um local especial e vai ficar exposta ao público na Praça J. J. Seabra. A praça está sendo totalmente reformada e vai ser entregue nesta sexta-feira (13). A peça pertencia, provavelmente, a um antigo trator a vapor inglês do século XIX, da Companhia Marles Sorrell & Sons.

Esse tipo de equipamento é considerado pelos historiadores como um dos tratores mais antigos do Brasil, se diferenciando dos demais veículos de tração que conhecemos hoje, apenas pelo combustível utilizado, lenha e água. No Brasil, existe um exemplar do Locomóvel, como eram conhecidas estas máquinas, que pertence ao acervo do Museu do Automóvel, localizado no município de Bebedouro, em São Paulo.

Não existem registros sobre a vinda deste tipo de equipamento para Itaberaba. A hipótese mais aceita, pelos historiadores locais, é de que a peça tenha sido trazida de forma avulsa (para o reaproveitamento em outra função), sendo posteriormente abandonada e, com a passagem do tempo, acabou sendo soterrada pela erosão e pavimentação da via sob a qual fora encontrada.

Jornal da Chapada

Leia também

Chapada: Roda de ferro antiga é encontrada no município de Itaberaba durante escavação de rede de esgoto

Chapada: Show de Lázaro na reinauguração de praça em Itaberaba promete atrair famílias da região

Chapada: Prefeituras de Itaberaba e Nova Redenção inauguram praças com festas neste final de ano

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas