Ícone do site Jornal da Chapada

#Turismo: Chapada Diamantina é a pedida para curtir o final de 2019, mas é preciso planejamento

Com as férias e recessos é possível se organizar melhor para viajar para a Chapada e curtir esse lugar com tempo | FOTO: Dmitri de Igatu |

A Chapada Diamantina é conhecida no Brasil e no mundo pela sua boa energia, natureza encantadora e pelas pessoas dos lugares, sempre muito acolhedoras. E final e início de ano são épocas ideais para conhecer locais da região que é uma das mais importantes zonas turísticas da Bahia. Com as férias e recessos é possível se organizar melhor para viajar para a Chapada e curtir esse lugar com tempo.

No entanto, é nesse período que a ocupação hoteleira gira em torno dos 100% em muitas cidades, como Lençóis, por exemplo. São pessoas de todo o mundo, inclusive sempre é expressiva a presença de franceses, ingleses, holandeses e argentinos. Então é preciso mesmo se programar. Passadas as duas primeiras semanas de janeiro, o movimento segue estabilizado em 75%, com boa perspectiva para a temporada. Há um grande número de reservas para fevereiro e março, sobretudo nos dias de Carnaval.

Nesse período, a ocupação hoteleira gira em torno dos 100% em muitas cidades, como Lençóis, por exemplo | FOTO: Divulgação |

Com montanhas, rios, cachoeiras, grutas e cidades de casario colonial que fizeram história durante o Ciclo do Diamante, a região é ideal para o convívio com a natureza e a prática do ecoturismo. A economia não está tão boa quanto já esteve na última década, mas a expectativa é que as pessoas ainda possam ter gastos com lazer.

No começo deste ano, por exemplo, o hotel Canto das Águas, em Lençóis, ficou lotado de 30 de janeiro até a data do carnaval e a esperança dos hotéis é que assim permaneça a procura neste fim de 2019. Vale lembrar que quando o movimento em Lençóis é bom, as cidades vizinhas (Mucugê, Andaraí, Ibicoara, Iraquara e o Vale do Capão, no município de Palmeiras) estão igualmente repletas de visitantes.

Jornal da Chapada

1 / 77

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas