Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeito Ricardo Mascarenhas entrega nova Praça JJ Seabra com show de Lázaro e atrai famílias ao espaço

As obras começaram em novembro de 2018 e foram concluídas agora em dezembro de 2019; a inauguração contou com a população e setores da sociedade local | FOTO: Montagem do JC |

A população do município de Itaberaba e da região recebeu da prefeitura local um novo centro de lazer público com equipamentos da prática esportiva, monumento com letreiro turístico, imagens da história do portal de entrada da Chapada Diamantina e, claro, os enfeites do período natalino. Durante evento gratuito na última sexta-feira (13), a gestão ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), reuniu lideranças políticas, comunitárias, autoridades e representantes de órgãos estaduais e federais para uma programação que atraiu também famílias inteiras para o show de Irmão Lázaro.

Acompanhado da primeira dama Suzana Matias, da vice-prefeita Maria José Novais (PSD), assessores e dos vereadores da bancada de situação na Câmara Municipal, o prefeito Ricardo marchou do gabinete até a nova Praça JJ Seabra em um cortejo popular. A caminhada foi puxada pela Fanfarra Municipal de Itaberaba (Fanedi), que elevou a valorização cultural do povo itaberabense durante o ato administrativo inaugural da requalificação do equipamento. Já no espaço, após o descerramento da placa inaugural, com a presença de antigas moradoras, houve uma queima de fogos e em seguida começaram as apresentações musicais.

“Noite de bênçãos, de alegria, de comemoração. Momentos inesquecíveis de comunhão com Deus e com a comunidade. Quero agradecer a cada colaborador da Secretaria de Infraestrutura por tornar esse sonho real, a minha família pelo apoio, aos vereadores da bancada pelo braço forte e a minha equipe por embarcar junto nos meus planos. A Praça JJ Seabra, finalmente, voltou a ser ‘a praça do povo'”, declara o prefeito Ricardo Mascarenhas.

Veja fotos atuais da praça

1 / 16

Sobre a JJ Seabra
A praça foi erguida na administração do então prefeito Josenildo Miguel de Brito, no ano de 1992. Porém, em 2017, quando Ricardo Mascarenhas assumiu a prefeitura, a praça era um problema, além da degradação do logradouro o espaço era usado pela criminalidade, com difusão de drogas, e outras contravenções que comprometiam a segurança pública de quem comerciava ou frequentava o local.

As obras começaram em novembro de 2018 e foram concluídas agora em dezembro de 2019. “Os tempos sombrios ficaram no passado dando lugar a uma praça digna do recreio familiar. Requalificada com recursos próprios, o espaço ganhou duas áreas de parques (uma de grama e outra de areia) todas fechadas com telas para evitar a contaminação, área de convivência com mesas de damas e pergolado. Também ganhou revitalização da fonte luminosa, tanto com a parte elétrica, hidráulica e revestimentos, lixeiras de eucalipto seguindo o padrão da praça, iluminação de led com 32 pontos e um monumento em concreto na altura de 1.20m com o letreiro ‘Eu amo Itaberaba’.

Mas não para por aí, a melhoria ainda contou com um monumento de uma roda antiga encontrada embaixo da terra e contando a sua história (veja aqui), 18 bancos de madeira, um banco em formato de balanço, instalação das bandeiras do Brasil, Bahia e de Itaberaba com seus hinos, além de fotos antigas relembrando a história, revitalização de todas áreas da praça com pedras portuguesas, ponto da Guarda Municipal e áreas de paisagismo com 800 metros quadrados de grama.

Confira como era o local antes da reforma

Representação política
Durante o evento de entrega da requalificação do espaço público, foi veiculado no palanque uma mensagem de vídeo do deputado federal Cacá Leão (PP-BA), o maior incentivador e colaborador do trabalho do prefeito Ricardo Mascarenhas, além da presença surpresa do deputado estadual Eduardo Alencar (PSD).

A comunidade e visitantes comemoraram o feito da administração de Itaberaba louvando o nome de Deus com shows do cantor evangélico Irmão Lázaro, Coral Vida Saudável, Coral Vozes de Sertão, Banda Manto Santo, além da apresentação do Grupo de Percussão BATUKJAM. Essa última, formada por alunos da Escola Municipal João Almeida Mascarenhas – que fez a festa junto com as Fanfarras no ato inaugural.

“A praça está linda, adorei a reforma, e as luzes do Natal estão dando um toque especial ao lugar. E nada melhor para comemorar essa data do que ouvir músicas gospel, acalma os ânimos e alimenta a alma. Obrigado Ricardo Mascarenhas”, declara a jovem Virginia Leal, 18 anos, moradora do loteamento Parque das Águas, ao Jornal da Chapada.

Jornal da Chapada

Confira o show de Lázaro

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas