Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Nenhum filme nacional disputará o melhor filme estrangeiro no Oscar 2020

O filme 'A Vida Invisível' está fora da disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional | FOTO: Divulgação |

O único concorrente brasileiro que poderia participar da disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro de 2020, ‘A Vida Invisível’, está de fora da lista divulgada na última segunda-feira (16) pela Academia de Hollywood. Já o documentário brasileiro com produção da Netflix, ‘A Democracia em Vertigem’, está na lista da categoria melhor documentário.

A ‘Vida Invisível’ estreou no dia 21 de novembro, depois de vencer a mostra ‘Un Certain Regard’, uma das mais importantes do Festival de Cannes, em maio, e ter tido duas galas no Brasil. O filme é inspirado no livro de Martha Batalha, A Vida Invisível de Eurídice Gusmão. O diretor Karim Aïnouz, criado pela mãe, num ambiente predominantemente dominado por mulheres quis retratar as mulheres de uma geração que foi oprimida por homens dominadores, mas que resistem.

Como esperado, Parasita, de Bong Joon Ho, e Dor e Glória, de Pedro Almodóvar, estão na lista da categoria filme estrangeiro, ao lado do francês Les Misérables de Ladj Ly, entre outras seis produções. Oficialmente, a Academia mudou o nome da categoria para 2020: ela passa a se chamar Melhor Filme Internacional.

Outros indicados
Outras categorias também revelaram as suas “shortlists”, uma espécie de lista de finalistas antes do anúncio oficial, no dia 13 de janeiro. Coringa foi pré-indicado em duas categorias: maquiagem e cabelo e trilha sonora original.

Star Wars: A Ascensão Skywalker ainda nem chegou aos cinemas, mas também está em duas categorias nesta prévia: trilha sonora e efeitos especiais, as mesmas duas em que Vingadores: Ultimato continua na briga, por enquanto. Jornal da Chapada com as informações de Estadão.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas