Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Utinga tem boas opções para quem quer curtir aventuras na natureza durante o verão

As cachoeiras estão rodeadas por uma densa mata nativa e a água é fria, própria para os meses de verão | FOTO: Reprodução/Bahia e Seus Encantos |

No verão ou em qualquer época do ano, o município de Utinga, na Chapada Diamantina, é uma ótima opção de lazer e curtição na natureza. A região é um lugar aconchegante para passear com a família e oferece lindas cachoeiras para um banho em águas cristalinas. As cachoeiras estão rodeadas por uma densa mata nativa e a água é fria, própria para os meses de verão.

Quem prefere mais conforto, pode passar um divertido dia no Balneário do Argemiro. O lugar conta com restaurantes que oferecem bebidas em geral, petiscos, churrasco e música ao vivo. A diversão está garantida com a quadra de esportes do local e uma piscina natural. Quem for visitar a Utinga deve aproveitar a viagem e conhecer também a Serra da Atalaia, um orquidário natural deslumbrante que enchem os olhos com as belezas da natureza.

Confira fotos

1 / 7

Mapa
Em agosto de 2019, o município entrou no Mapa do Turismo do Brasil. Utinga, que tem o mesmo nome do rio que nasce em suas terras e cruza a Chapada, tem inúmeras belezas. São 630km² de território e aproximadamente 20 mil habitantes. Além dos pontos turísticos que falamos, vale a pena fazer uma visita à aldeia Iapira, dos indígenas da etnia Payayá.

Lá o turista pode encontrar desde ervas e chás medicinais, como um dos mais pedidos, feito com cúrcuma, gengibre e sucupira, para acalmar o estômago. E não para por aí, eles fabricam também a Kauin Eté, uma cerveja artesanal de produção indígena, que tem em sua receita o licuri, jambu, e outros elementos da cultura payayá. A tribo tem também uma produção de licores e bebida de jambú, que são feitas com a cachaça Cabeceira do Rio, mais uma produção utinguense.

A cachoeira da Mariazinha, na comunidade do Riachão, é outro ponto bastante procurado. Tem trilha fácil, na ida é praticamente só descida, é bom estar calçado com sapato com solado de borracha para não derrapar. A subida na volta é a parte mais complicada, mas nada impossível, basta acertar o ritmo. O local tem poços para banho e quedas d’água relaxantes. Jornal da Chapada com informações do site Pacote de Férias.

Um vídeo do programa Dendê na Mochila (TV Aratu) sobre Utinga

Leia também

#Chapada: Utinga entra no Mapa do Turismo do Brasil; conheça algumas das belezas naturais desse município

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas