Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Diversidade de opções de lazer faz de Lençóis grande ponto de visitação no final do ano

Lençóis ganhou, em 2019, o prêmio principal do site Melhores Destinos | FOTO: Montagem do JC/Túlio Saraiva/ Divulgação |

Com o recesso de fim de ano, férias escolares, a Chapada Diamantina fica repleta de visitantes de todos os locais do mundo. E Lençóis é tida como um ponto de partida para toda a região, mas não se engane você pode querer ficar por lá muito tempo se estiver disposto a conhecer lugares, pessoas e comidas interessantes.

A cidade recebe voos diretos da Azul a partir de Salvador, possui apenas 10 mil habitantes, e é um dos principais polos turísticos da Chapada. A cidade, com cara de vilarejo bucólico, de atmosfera colonial, reúne algumas gente cosmopolita e tem as melhores hospedagens da Chapada, uma variedade de restaurantes para não deixar nenhum glutão entediado e diversos receptivos locais.

De Lençóis o visitante pode seguir para diversos lugares, como um dos principais cartões-postais locais, o Morro do Pai Inácio (já no município de Palmeiras), que possui uma formação rochosa de bilhões de anos e 1.150 metros, ou o Vale do Capão, também no município vizinho.

Mas pertinho do centro de Lençóis, o Serrano, também conhecido como Caldeirões, é um conjuntos de piscinas com cascatas onde é possível tomar banho e descansar na água como se tivesse numa banheira de hidromassagem, aproveitando a força das pequenas quedas d’águas que enchem os “caldeirões”.

1 / 74

O detalhe é que a água é gelada, e não quentinha como se imaginaria, além de ser ferrosa, como em toda a região. Daqueles lugares perfeitos para ir com crianças, até mesmo se forem de colo e tiverem que ser carregadas pelos pais, considerando a curta caminhada da cidade e a dificuldade bem baixa do acesso.

Há também o Ribeirão do Meio de um grande lajedo de pedra lisa em formato de um escorregador, com água corrente que deságua numa gostosa lagoa de água gelada. É possível começar escorregando bem no comecinho e ir aumentando o tamanho do escorrega quando ganhar confiança. A diversão é garantida e a caminhada é relativamente fácil, embora dure cerca de uma hora partindo da cidade.

Lençóis ganhou este ano o prêmio principal do site Melhores Destinos. O reconhecimento é um dos frutos colhidos pela atual gestão municipal ‘Do jeito que o povo quer’, do prefeito Marcos Airton (PRB), o popular Marcão, que tem se preocupado com a limpeza, a segurança dos visitantes e, além de tudo, com a capacitação dos moradores de Lençóis que trabalham no setor turístico.

Na disputa Lençóis ficou à frente de cidades que são verdadeiros cartões-postais do Brasil, como Fernando de Noronha, Gramado, Ouro Preto, Jalapão, Bonito e Maceió, por exemplo. Dentre os pontos avaliados estavam custo-benefício, atrações, gastronomia, receptividade e segurança. Gramado, que ganhou o prêmio no ano passado, ficou com o segundo lugar como o melhor destino nacional de viagem, com o total de 8,74. Já Lençóis ficou com nota 9,10 na média. Jornal da Chapada com informações do Guia Chapada Diamantina.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas