Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Conheça alguns dos pontos turísticos para se desfrutar na região de Itaberaba

Turismo na região de Itaberaba se destaca pelas paisagens encantadoras | FOTO: Montagem do JC/Iranildo Lima |

A ‘Terra do Abacaxi’, como é conhecido o município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, tem pontos turísticos ainda não muito conhecidos do grande público, mas que encantam os visitantes. Final e início de ano muita gente chega na Chapada e, certamente, a cidade da ‘Itibiraba’, nome originário da cidade, que significa ‘pedra que brilha’ na língua Tupi, é um dos locais que merecem atenção dos turistas.

Itaberaba é cortada por duas importantes rodovias estaduais, a BA-046 e BA-233, além da BR-242. Quem passa por essa estrada federal tem o privilégio de ver e apreciar a beleza da pedra de ‘Itibiriba’, de granito, que deu nome à cidade. Ela tem forma pontiaguda e altura de cerca de 220 metros.

Quem vai passear em Itaberaba também não pode deixar de visitar o Monte Bom Jesus da Lapa. O local é um relevo geográfico da cidade, onde uma capela centenária recebe todo ano a procissão dos fiéis seguidores do Bom Jesus da Lapa. No local há um mirante e uma praça, denominada Praça do Poeta. Além de ser uma atração cultural, também é o principal ponto turístico da cidade, de lá é possível ter uma visão panorâmica e privilegiada da cidade.

Confira imagens de Itaberaba do fotógrafo Iranildo Lima

1 / 28

Barragem
A Barragem Juracy Magalhães Júnior também é um dos principais pontos turísticos da cidade. Ela foi inaugurada no dia 14 de Janeiro de 1933. A barragem foi construída sob o Rio Piranhas, mas não teve a finalidade de abastecer Itaberaba, já que as águas desse rio são salobras, sendo inapropriadas para o consumo humano. Sendo assim, a barragem acabou sendo utilizado para o lazer da cidade e seus visitantes. Itaberaba entrou recentemente para o Mapa do Turismo o Brasil.

Itaberaba conta também com um lugar, além de belíssimo, muito religioso. A Praça do Rosário. Ela tem esse nome por conta da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a primeira e ao redor da qual a cidade foi se desenvolvendo. Atualmente a praça conta com várias opções de lazer tais como pista de skate, equipamentos para exercícios físicos, sendo tida como uma espécie de academia ao ar livre, além de um palco com arquibancada espaço para eventuais peças teatrais.

A novidade de Itaberaba é outro ponto que promete ser bastante visitado. A nova Praça JJ Seabra, reinaugurada na última semana. O local também conta com equipamentos para prática esportiva, um monumento com letreiro turístico e imagens da história da cidade. As melhorias realizadas ainda contam com um monumento feito com uma roda antiga encontrada embaixo da terra e a revitalização de todas áreas da praça com pedras portuguesas e instalação de áreas de paisagismo com 800 metros quadrados de grama. Jornal da Chapada com informações do Blog Um Toque de Mulher.

Leia também

Chapada: Prefeito Ricardo Mascarenhas entrega nova Praça JJ Seabra com show de Lázaro e atrai famílias ao espaço

Chapada: Fotógrafo amador registra imagens de Itaberaba e homenageia os 142 anos do município

Chapada: Turismo religioso deve ser desenvolvido com ajuda do governo em distrito de Itaberaba

Chapada: Morro do Chapéu fica de fora, mas Utinga, Itaetê, Itaberaba e Iramaia entram no Mapa do Turismo

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas