Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Homem morre em Boa Vista do Tupim e pessoas são presas em operação contra o BDM que envolveu ainda Itaberaba e Salvador

Equipes policiais cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão em três cidades da Bahia | FOTO: Montagem do JC |

Um homem, identificado como Eder Santana Mota, morreu e ao menos 21 pessoas foram presas durante a Operação Cruzador nos municípios de Boa Vista do Tupim e Itaberaba, na Chapada Diamantina, e em Salvador, nesta sexta-feira (27). A ação foi contra a facção criminosa Bonde do Maluco (BDM) e articulada em conjunto pelas polícias Civil, Militar e equipes especializadas da Bahia. Conforme dados enviados ao Jornal da Chapada, a operação foi deflagrada após investigações realizadas pela 12ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Itaberaba. Segundo dados não oficiais, funcionário da prefeitura de Boa Vista do Tupim estaria envolvido no tráfico de drogas na região. Ele seria parente do prefeito Helder Lopes Campos, o popular Dinho (PSDB), e teria fugido no momento da operação.

“Foram identificados integrantes da organização criminosa denominada Bonde do Maluco que era responsável pelo tráfico de drogas nas cidades de Itaberaba, Boa Vista do Tupim e Salvador. Após longa investigação criminal a justiça expediu mandados de prisão e busca e apreensão, sendo cumpridos 32 mandados de prisão preventiva e 23 mandados de busca e apreensão contra os integrantes da organização criminosa [BDM], sendo que as equipes atuaram nas cidades de Itaberaba, Boa Vista do Tupim e Salvador”, aponta nota assinada pelo delegado Geraldo Adolfo Barreto Nascimento, coordenador regional da 12ª Coorpin.


Eder Santana Mota, um dos líderes da organização criminosa, resistiu à prisão e acabou morto em Boa Vista do Tupim | FOTO: Reprodução |

Ele ainda informou que o grupo criminoso agia com extrema violência contra os rivais, e com isso havia conseguido controlar o tráfico de drogas. Equipes policiais conseguiram prender 21 pessoas e, durante o cumprimento do mandado de prisão, Eder Santana Mota, um dos líderes da organização criminosa, resistiu à prisão e acabou morto. Informações dão conta que ele foi morto em Boa Vista do Tupim. Um dos líderes da organização criminosa BDM, Júnior Pinheiro dos Santos, que atuava no bairro Arenoso, foi preso na cidade de Salvador.

Na operação policial conjunta foram apreendidos drogas, uma pistola 380, um revólver calibre .32, além de vários cheques e notas promissórias, um veículo Siena de cor prata, munições de vários calibres, celulares para comunicação da organização criminosa e outros objetos. Participaram da operação policiais da 12ª Coorpin, Depin, Cati, COE, DHPP, 1ª Coorpin, Draco, 4ª Coorpin, 13º Coorpin, 14ª Coorpin, 15º Coorpin, 16ª Coorpin, CPR Chapada, 11º Batalhão, 7º Batalhão, 29º CIPM, 42º CIPM, 98º CIPM, Cipe-Chapada, Rondesp-Chapada, Caesa, Cipe-Central e Cippa-Lençóis.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas