Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Com carne cara, presidente Bolsonaro sugere; “Compre 1kg de tainha e ganhe uma tubaína”

Só em novembro, por exemplo, o preço da carne subiu em média 8%, segundo o IBGE | FOTO: Wilson Dias/Agência Brasil |

Com o preço da carne às alturas, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), sugeriu a tainha como alternativa ao brasileiro e ainda previu promoção nos supermercados. A fala, em tom de brincadeira, ocorreu antes do Natal, na noite do dia 19 de dezembro, durante transmissão ao vivo realizada nas redes sociais.

“No dia 13/12 fizemos o Edital da tainha, chamando os barcos a se inscreverem para pescar a tainha, seis meses antes da safra”, informou Jorge Sei, Secretário da Pesca do governo. “Vai ter promoção no supermercado: ‘Compre 1 kg de tainha, ganhe 1 tubaína’. Já que a carne está cara —o preço já começou a cair—… a tainha é mais barata”, respondeu Bolsonaro, em meio a risadas.

O aumento do preço da carne foi observado nos últimos meses e promete se estender também por 2020 —pelo menos nos primeiros meses do ano, na visão de especialistas em comércio exterior e inflação. Só em novembro, por exemplo, o preço da carne subiu em média 8%, segundo o IBGE. Isso porque os graves problemas que atingiram a monumental produção de porcos na China, que tem comprado mais carne do Brasil e desabastecido o mercado brasileiro, ainda estão longe do fim.

Ao ser perguntado sobre se seria servido churrasco em um almoço no Clube do Exército, em Brasília, na semana passada, Bolsonaro afirmou, novamente em tom de brincadeira, que “está muito cara a carne”. “Não é churrasco, não, tá muito cara a carne”, disse ele. “Nessa época, todo ano, tem a entressafra, sobe 10%, 15%. Agravou um pouquinho porque nós abrimos o comércio, se é pra fechar o comércio, e aí, vamos tabelar a carne? Quer que taxe a carne pra exportação? O que vocês acham?”, perguntou retoricamente o presidente. As informações são do Portal UOL.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas