Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Número de trabalhadores em aplicativos aumenta e jornadas chegam a 16 horas por dia

O aumento foi de 29,2% em 2018, chegando ao recorde de 3,6 milhões FOTO: Divulgação |

O número de pessoas que trabalha em entregas e como motoristas de aplicativos que bateu recorde com jornadas de trabalho de até 16h diárias. Os dados também incluem taxistas, motoristas e trocadores de ônibus. O aumento foi de 29,2% em 2018, chegando ao recorde de 3,6 milhões.

São 810.000 pessoas a mais no comparativo com 2017. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada em dezembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram publicados no El País.

Morador do Jardim Peri, na zona Norte de São Paulo, John Erick da Silva, de 34 anos começou a trabalhar como motorista de Uber. Financiou um carro em 60 meses e hoje chega a trabalhar até 16 horas por dia para pagar as contas no fim do mês.

Desde então, nunca mais tirou férias. “É um serviço quase em tempo integral. Trabalho de domingo a domingo, só paro no rodízio do meu carro na quinta-feira”, relata.

De acordo com as estatísticas, também houve alta na quantidade de pessoas trabalhando em local designado pelo empregador, patrão ou freguês, grupo que inclui os entregadores a bordo de motos e bicicletas, muitos recrutados por aplicativo.

O número desses trabalhadores subiu quase 10% em relação a 2017, chegando a 10,1 milhões em 2018. Foi a maior alta desde 2012. Em um ano, 905 mil pessoas optaram por esse tipo de emprego. Jornal da Chapada com informações do site Brasil 247.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas