Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Nova análise aponta que pescados do litoral estão livres de contaminação por manchas de óleo

Outra análise já havia sido feita no final do mês de novembro do ano passado | FOTO: Divulgação/Bahia Pesca |

Novos testes feitos com amostras de pescados coletados em 25 pontos do litoral baiano indicam que o estado segue livre de contaminações por manchas óleo. A Bahia Pesca, empresa estatal vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), realizou o estudo e o tornou público em seu site, na última quinta-feira (2). Outra análise já havia sido feita no final do mês de novembro do ano passado.

O estudo foi feito pelo Laboratório de Estudos do Petróleo (Lepetro), da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Foram analisadas 71 amostras de ostras, caranguejos, siris e pescados, entre os dias entre 24 de outubro e 20 de novembro. O resultado indica que 99% dos animais avaliados não estão contaminados com hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), em níveis acima dos adotados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) como seguros.

As coletas foram feitas em Conde, Jandaíra, Entre Rios, Salvador, Itaparica, Vera Cruz, Camaçari, Belmonte, Porto Seguro, Taperoá, Nilo Peçanha, Canavieiras, Ilhéus, Itacaré, Maraú, Cairu, Valença, Jaguaribe, Igrapiúna, Ituberá, Camamu, Caravelas, Alcobaça, Prado e Santa Cruz Cabrália. Das 71 amostras, apenas uma amostra de camarão coletada em Cairu apresentou índice de contaminação acima do estabelecido pela Anvisa. A Bahia Pesca destacou ainda que outras 14 amostras de camarão do litoral baiano não apresentaram resultados preocupantes.

De acordo com a Bahia Pesca, que é um órgão ligado à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), os resultados foram enviados para as agências de vigilância sanitária, que devem se manifestar sobre a segurança do consumo. Outra rodada de coleta e análise será feita em fevereiro. O parecer técnico com os resultados está disponível no site da Bahia Pesca. Com informações do G1

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas