Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina deve ter sol forte durante os dias e chuvas isoladas durante as noites no primeiro final de semana de 2020

O tempo abre na Chapada Diamantina no domingo | FOTO: Jornal da Chapada |

O início do mês de janeiro de 2020 tem sido marcado por chuvas na região da Chapada Diamantina. E o primeiro final de semana do ano pode continuar assim em algumas localidades. Entretanto, o clima quente deve continuar mesmo com as chuvas. No geral, a Bahia terá neste sábado (4) a passagem de uma frente fria que se alia ao Vórtice ciclônico de altos níveis favorecendo o transporte de umidade da Amazônia em direção ao Oceano Atlântico. Isso quer dizer, segundo o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que parte sul do estado pode ter condições de chuvas fracas a moderadas acompanhadas de trovoadas e ventos.

Na capital baiana o sábado deverá ter variação de nebulosidade e pequenas chances de chuvas isoladas. Mantém-se a configuração de previsão do dia anterior para este domingo (5), com possibilidade de ocorrer chuvas de intensidade fraca a moderada ao longo do sul da Bahia e variação de nebulosidade e poucas chances de chuvas isoladas na capital baiana. Na Chapada Diamantina, o município de Itaberaba pode ter garoa apenas durante a madrugada de sábado e domingo. A temperatura na ‘cidade do Abacaxi’ deve variar entre 36ºC (máxima) e 26ºC (mínima) no sábado e entre 30ºC e 25ºC no domingo.

Em Piatã, considerada a cidade mais fria da Bahia, as temperaturas máximas entre sábado e domingo devem ficar nos 23ºC. Já as mínimas devem chegar a 15ºC na parte serrana no final de semana. Nada que possa comprometer o ‘Inúbia Folia’, que acontece no distrito de Piatã, neste sábado a partir das 22h (veja aqui). Para Itaetê, o clima deve seguir quente e as máximas no final de semana devem variar entre 32ºC e 33ºC. E as mínimas devem variar entre 22ºC e 23ºC.

Chuvas em Lençóis no primeiro dia do ano

No município de Nova Redenção, as chuvas que caíram na região obrigaram a prefeitura local a suspender partidas do Campeonato Municipal de Futebol que aconteceriam neste final de semana. Os jogos dos dias 4 e 5 de janeiro foram transferidos para o próximo final de semana, entre 11 e 12. “Adiamos para evitar transtornos que eventualmente possam acontecer”, salienta nota da prefeitura municipal. Neste sábado as máximas devem atingir os 31ºC, mesmo depois das chuvas, e as mínimas de 23ºC. No domingo as máximas podem chegar a 31ºC e as mínimas 21ºC.

Em Utinga o final de semana será de sol forte com máximas entre 31ºC e 32ºC, e as mínimas devem variar entre 21ºC e 22ºC. Para Lençóis, a cidade turística deve ser poupada de chuvas, já que o início do ano foi marcado por fortes chuvas. No sábado, a máxima será de 31ºC e a mínima de 22ºC. No domingo, a máxima será de 33ºC e a mínima 22ºC. Em Mucugê, o sábado terá máxima de 24ºC e mínima de 18ºC, com forte possibilidade de chuva. No domingo a máxima sobe para 26ºC e a mínima cai para 17ºC. Andaraí deve ter máximas de 32ºC e mínima de 24ºC. Os dados são do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas