Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Secretário de Justiça de Rui Costa dispara; “O mundo será forçado a legalizar as drogas”

O secretário estadual Carlos Martins | FOTO: Divulgação |

Para Carlos Martins (PT), secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, a guerra contra as drogas fracassou e o mundo será obrigado a legalizar o uso das substâncias psicoativas, começando pela maconha. Para ele, a sociedade precisa ser inserida no debate onde a tônica deixe de ser a criminalização e comece a se falar na redução de danos.

A pasta que Martins comanda, a Secretaria De Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), trabalha com o acolhimento e desenvolvimento de dependentes químicos como alternativa para o confinamento dessas pessoas. “Procuramos entender o que leva uma pessoa a morar na rua e usar drogas. Temos um complexo com equipes multidisciplinares para oferecer acolhimento e oportunidades profissionais as pessoas”, defendeu. 
 
No debate, o secretário ainda avaliou a Fundação Doutor Jesus do deputado Sargento Isidório, instituição que oferece tratamento para dependentes e conta com financiamento do estado.

“No início, a Doutor Jesus tinha um trabalho muito questionado até pelas atitudes excêntricas de Isidório, mas, ao longo do tempo, a fundação foi forçada a adotar vários procedimentos e mudanças de gestão e acompanhamento. Atualmente digo que a fundação é um caso de sucesso para ser acompanhado”, ponderou.
 
A secretaria em 2020 quer ampliar o processo de acolhimento com o Corra para o Abraço juventude, que atuará com jovens dependentes químicos em áreas de vulnerabilidade na capital baiana. Com informações do Bahia Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas