Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Contrabandista é preso com agrotóxicos ilegais de origem chinesa na região de Seabra

O motorista carregava aproximadamente 13 quilos de agrotóxicos de procedência internacional | FOTO: Montagem do JC/PRF |

Um homem, suspeito de contrabandear agrotóxicos ilegais de origem chinesa, foi preso por policiais rodoviários federais (PRFs) na região de Seabra, município da Chapada Diamantina, na noite da última quarta-feira (8). A ação aconteceu durante fiscalização de combate a criminalidade no Km 408 da BR 242, quando abordou uma caminhonete Renault/Oroch, conduzido por um homem de 31 anos. Ele carregava aproximadamente 13 quilos de agrotóxicos de procedência internacional.

De acordo com os policiais, o motorista informou que o material foi pego no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, e que pretendia comercializar na cidade baiana de Jacobina, na Chapada Norte. Ele disse ainda “que se trata de um inseticida comumente utilizado na lavoura”. Diante do fato, o motorista, o veículo e a carga ilegal foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Judiciária para os procedimentos legais.

“Por não serem registrados no Brasil, os defensivos agrícolas ilegais não seguem as diretrizes e exigências do Ministério da Agricultura, do Ibama, da Anvisa e dos órgãos estaduais de defesa agropecuária. Alguns desses produtos possuem uma concentração de substâncias nocivas acima do permitido. Por isso, representam prejuízos ao agricultor, além de causar danos ao meio ambiente, à saúde do aplicador e do consumidor”, aponta a PRF em site oficial. Jornal da Chapada com informações da PRF.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas