Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Lençóis se prepara para homenagens a Bom Jesus dos Passos; Kevi Jonny e Igor Kannário na programação

São nove noites de festas e a população terá programações religiosa, esportiva e cultural | FOTO: Montagem/Lucas Miranda |

O município de Lençóis, na Chapada Diamantina, se prepara para mais uma tradicional Festa do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, o padroeiro dos garimpeiros. E o evento que chega à sua 168ª edição terá inúmeras novidades em 2020. São nove noites de festas a partir do dia 23 de janeiro, até 2 de fevereiro, e a população terá programações religiosa, esportiva e cultural. Passam pelo palco principal, por exemplo, Kevi Jonny (30/1) e Igor Kannário (31/1).

Cintura Fina (31/1), Eder e Murilo (24/1), D’Look (25/1) e Jeremias Gomes (25/1) completam a grade de atrações divulgada pela prefeitura administrada pelo prefeito Marcos Airton, o popular Marcão (PRB). Para manutenção da tradição do evento, que é realizado na região desde 1852, a atual gestão pretender atrair fieis de diferentes partes da Bahia e do Brasil para os festejos ao santo padroeiro.

A festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos está em processo de reconhecimento como patrimônio cultural do Brasil via Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

No dia 23 de janeiro acontece a lavagem da escadaria de Senhor dos Passos, antes é realizado o cortejo das baianas até a Igreja. No novenário, a procissão acontece no último dia da programação, dia 2 de fevereiro. A parte religiosa é cuidadosamente programada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Sociedade União dos Mineiros (SUM), que preside o evento, a prefeitura municipal e membros da comunidade local.

Para quem não sabe, a Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis, em 2018, é quem detém a partitura original do Hino ao Senhor Bom Jesus dos Passos. A peça musical foi criada em 1954, mais de 100 anos depois da realização do novenário comemorativo da chegada da imagem do santo, em 1852. A festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos está em processo de reconhecimento como patrimônio cultural do Brasil via Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

Jornal da Chapada

Imagens da edição de 2019

1 / 20

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas