Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Audiência pública em Itaetê debate problemas socioambientais na serra que margeia a cidade

O encontro reuniu representantes de órgãos estaduais e federais, além de membros da comunidade | FOTO: Divulgação/PMI |

Apresentar e debater um plano de ação para minimizar a problemática da serra que margeia a cidade de Itaetê, na Chapada Diamantina, conhecida como ‘serra do cruzeiro’. Esses foram os focos da audiência pública promovida pela prefeitura, administrada pelo prefeito Valdes Brito (PT), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (Sematuc) no início desta semana na Câmara de Vereadores.

Segundo a secretária da Sematuc, Giszélia Violeta, a ideia foi demonstrar a situação atual da serra, destacando os vários pontos de degradação ambiental. “Está acontecendo um grande processo de erosão do solo com exposição de pedras e indicadores de sinais de deslizamento. Precisamos encontrar uma solução para que isso não aconteça e não prejudique a população”, informa.

Durante a audiência, foram apresentados também resultados das mesas temáticas da Oficina Participativa de Levantamento de Dados para elaboração do Plano de Ação de medidas de redução dos impactos socioambientais, realizada no início de dezembro de 2018, na Comunidade do Limoeiro.

O evento na Câmara Municipal contou com a participação de Secretarias Municipais, Comissão da Defesa Civil Municipal, Câmara de Vereadores, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc/Itaetê), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), através da Brigada Federal de Assentamento Diamantina (Rosely Nunes/Prevfogo).

Também participaram professor e mestre da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) – Campus de Paulo Afonso, assessor do deputado estadual Eduardo Salles (PP), proprietários de imóveis rurais e moradores da serra, representante da Associação Comunitária do Limoeiro, representantes das Igrejas Evangélicas e Católica e diversos seguimentos da sociedade civil. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas