Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: PRF resgata mais de 400 pássaros silvestres transportados em condições precárias na região de Itaberaba

Os animais foram encontrados aprisionados em apenas cinco gaiolas em ambiente escuro e sem ventilação | FOTO: Divulgação/PRF |

Policiais Rodoviários Federais (PRFs) resgataram cerca de 450 pássaros silvestres em gaiolas que eram transportadas de forma irregular e em condições precárias na tarde da última quarta-feira (15) em um carro na BR-242. O caso foi registrado na região de Itaberaba, município da região da Chapada Diamantina. Conforme a PRF, o caso ocorreu no Km-225 da rodovia e as aves silvestres são espécie canário-da-terra.

Os pássaros estavam nas gaiolas que eram transportadas sobre o banco traseiro e no porta-malas do veículo abordado. Durante a ação, os agentes realizaram os procedimentos de fiscalização e, após revista, os animais foram encontrados aprisionados em apenas cinco gaiolas em ambiente escuro e sem ventilação. O motorista assumiu a responsabilidade pelo transporte dos animais e disse não possuir autorização do órgão ambiental para criação e nem a guia de transporte.

O homem detido informou ainda que grande parte dos animais seria entregue na cidade pernambucana de Cruzeiro do Nordeste, e que ele receberia R$ 1 mil pelo transporte. Disse ainda que pretendia comercializar a outra parte das aves e que cada exemplar seria vendido por R$20. Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência, e o motorista, de 49 anos, responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente.

Ainda segundo a PRF, o suspeito é reincidente na prática de crimes contra o meio ambiente e responde a processos na Justiça Criminal dos estados da Bahia e Goiás. Os pássaros foram encaminhados aos cuidados da Secretaria do Meio Ambiente local. Lá eles foram triados, alimentados e tratados por profissionais. Aqueles que tinham condições de serem reinseridos na natureza foram soltos. Os demais passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. Jornal da Chapada com informações do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas