Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Mais de mil pessoas visitaram o Vale do Pati durante o final e início de ano, segundo o ICMBio

O requerimento deverá ser justificado | FOTO: Divulgação/ICMBio |

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou monitoramento e contagem de visitantes no Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) durante o feriado de ano novo. Pela primeira vez, a ação foi realizada no município de Mucugê e, pelo quarto ano consecutivo, no Vale do Pati – onde foi registrada a entrada de mais de mil pessoas, de 27 de dezembro a 3 de janeiro.

Foram controladas as entradas do Bomba (Vale do Capão), do Beco e Aleixos (Guiné). 55% dos visitantes escolheram entrar pelo Beco, onde houve um aumento de 30% na visitação, comparado ao mesmo período do ano passado, o que significa um total de quase 600 pessoas.

Pelo Aleixos entraram 370 pessoas, sendo o segundo acesso mais procurado. Já o acesso pelo Bomba sofreu uma queda, por onde passaram cerca de 100 pessoas. O aumento do fluxo de visitantes no Beco é registrado pelo terceiro ano consecutivo, o que demonstra uma maior preferência por este acesso e indica uma maior procura dos visitantes pelo Vale do Pati desde 2016.

Turistas são orientados por brigadistas na entrada da trilha da Cachoeira da Purificação e Vale do Pati, no Bomba (Vale do Capão) | FOTO: Divulgação/ICMBio |

Demais localidades
Além da conscientização acerca das normas de mínimo impacto, o monitoramento da visitação tem como finalidade conhecer como as trilhas são utilizadas, quais são as mais procuradas e, assim, subsidiar a gestão na definição de ações de manejo específicas para cada uma.

Nos últimos anos, o PNCD estabeleceu como prioridade o monitoramento das trilhas do Vale do Pati e Capão nos feriados de réveillon e carnaval, respectivamente. Este ano, o tempo bom propiciou ampliar a ação para as trilhas do Parque Nacional localizadas no município de Mucugê.

Durante a campanha, brigadistas também deram apoio na parte de segurança dos visitantes | FOTO: Divulgação/ICMBio |

Do dia 30 ao dia 01, foram monitorados os acessos das cachoeiras da Andorinhas, Funis, Matinha e Cardoso. No total foram contabilizados a entrada de mais de 380 visitantes, sendo que a cachoeira da Matinha concentrou a maior parte das visitas, cerca de 44%. No carnaval deste ano, a ação será realizada no Vale do Capão e nas cachoeiras da Fumacinha e Véu de Noiva, acessadas pelo município de Ibicoara.

Mínimo impacto
Durante a ação não houve autuações e registro de ocorrências graves. “Muitos visitantes já estão chegando sensibilizados a respeito das normas e há cada vez menos resistência em acatá-las,”, afirma a chefe do PNCD, Marcela de Marins. Para a gestora, o resultado positivo é decorrente de ações de comunicação feitas previamente ao feriado e ao monitoramento realizado de forma consecutiva. As informações são do ICMBio.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas