Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeos: Salvador supera média histórica de 80mm de chuva; prédio de cinco andares desaba

Dentro de um período de seis horas, Salvador teve um volume de chuva entre 80 e 103 milímetros, na última quarta-feira (22), segundo informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal). As precipitações superaram a média histórica para o mês de janeiro que era de 82,5 mm. Bairros com maior volume de chuva foram Caminho das Árvores, Plataforma, Praia Grande, Itapua, Mussurunga e Pituaçu. O tempo nublado com pancadas de chuva permaneceu nesta quinta (23) e deve ser assim também na sexta (24) na capital baiana.

O tempo nublado com pancadas de chuva permaneceu nesta quinta (23) e deve ser assim também na sexta (24) na capital baiana | FOTO: Raphael Marques/TV Bahia |

A Codesal informou que na quarta-feira foram mais de 200 solicitações da população através do 199. Já de 0h até 7h desta quinta-feira, três solicitações foram registradas pela Defesa Civil: uma ameaça de desabamento, uma avaliação de imóvel alagado e um deslizamento de terra. Por conta da chuva, o conjunto de semáforos da Avenida ACM, na altura do Shopping da Bahia ficou com defeito por volta das 7h. Agentes da Transalvador estiveram no local monitorando o trânsito e orientando os motoristas. Os equipamentos voltaram a funcionar por volta das 9h30.

Travessia Salvador – Mar Grande, na Ilha de Itaparica, foi retomada | FOTO: Divulgação/Astramab |

A travessia Salvador – Mar Grande, na Ilha de Itaparica, foi retomada na manhã desta quinta-feira (23) depois de ser suspensa na quarta-feira (22) por causa das pancadas de chuvas que chegaram em Salvador. Segundo a Astramab, que administra o sistema, apesar do retorno, os últimos horários desta quinta foram encerrados mais cedo em função da maré baixa, que impede o atracamento das embarcações nos terminais.

Vídeo do prédio desabando

Um imóvel localizado na Avenida Edgar Santos, no bairro de Narandiba, em Salvador, desabou no início da tarde desta quinta-feira (23). A Defesa Civil (Codesal) informou que o prédio já estava condenado. Anteriormente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) havia informado que três pessoas haviam sido atendidas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entretanto, negou a informação e disse posteriormente que não houve vítimas. Apenas um idoso, vizinho do imóvel, que não tinha como se locomover, foi atendido pelo Samu.

Escola alagada em São Cristóvão | FOTO: Redes Sociais |

No bairro de São Cristóvão, uma escola amanheceu nesta quinta-feira (23) alagada e tomada pela lama depois das fortes chuvas que atingem vários pontos de Salvador, desde quarta-feira (22). A situação ocorreu na Escola Municipal do Parque São Cristóvão Professor João Fernandes da Cunha, que fica na Rua Doutor Álvaro Pontes Bahia, por volta das 6h.

Trânsito é modificado em avenida da capital | FOTO: Redes Sociais |

Já na Avenida Paulo VI, uma cratera se formou, na altura do bairro da Pituba, em Salvador, por causa das chuvas que atingem a capital baiana desde quarta-feira (22). Segundo a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), o trajeto dos veículos foi alterado.

Um poste tem risco de cair no bairro de Coutos, em Salvador. A base do poste ficou danificada após as fortes chuvas que atingiram a capital baiana na quarta-feira (22). Para evitar a queda do equipamento, os moradores da Rua Lígia Bonfim amarraram o poste com cordas. A rua também está com bastante lama espalhada pela via por causa da chuva e devido a obras de requalificação que são realizadas no local.

Muita chuva em Salvador | FOTO: Rafael Alves/TV Bahia |

Uma árvore caiu e interditou parte da Avenida Princesa Isabel, no bairro da Barra, em Salvador, durante a madrugada desta quinta-feira (23). As informações são da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador).

Árvore caiu em avenida da capital | FOTO: Andréa Silva/TV Bahia |

O casarão histórico do bairro do Comércio, que teve a área isolada por risco de desabamento na quarta-feira, foi parcialmente demolido na manhã desta quinta-feira (23). Contudo, a execução dos serviços foi suspensa pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo, após duas horas e meia de trabalhos.

População enfrenta transtornos durante as chuvas | FOTO: Andréa Silva/TV Bahia |

Em nota, a Sedur explicou que a decisão foi tomada a pedido do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Defesa Civil de Salvador. Os órgãos vão se reunir com o proprietário do imóvel na tarde desta quinta, para “encontrar uma solução para garantir a segurança e a manutenção do imóvel”. Jornal da Chapada com dados do G1.

Veja mais vídeos da chuva em Salvador

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas