Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Caverna com pinturas rupestres coloridas de pessoas e animais é descoberta por acidente no Egito

A caverna foi descoberta por acaso a aproximadamente 60 quilômetros do templo de Sarabit el-Khadem | FOTO: Reprodução/Karla Ortega |

Uma descoberta acidental de uma pequena caverna no meio do Sinai, no Egito, levou à identificação de diversas pinturas rupestres coloridas de pessoas e animais, algumas com mais de dez mil anos. O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito anunciou no Facebook que todas as inscrições foram devidamente documentadas.

A caverna foi descoberta por acaso a aproximadamente 60 quilômetros do templo de Sarabit el-Khadem, seguindo uma sugestão de um “explorador do deserto”. Algumas das pinturas mais antigas podem ter mais de sete mil anos, divulga o ministério. Em outra parte da caverna, relata-se que existem pinturas de mulheres e animais que datam da Idade do Cobre.

“O Egito é rico em arte e locais com pinturas rupestres, que vão desde vestígios paleolíticos nas regiões de Kom Ombo e Aswan até pinturas medievais coptas e árabes mais recentes […] revelando uma complexa tradição humana de interações com a paisagem”, disse ao jornal Newsweek John Darnell, professor de Línguas e Civilizações do Oriente Médio na Universidade de Yale.

Pinturas rupestres de pessoas em caverna no Egito | FOTO: Reprodução/Ministry of Tourism and Antiquities |

De acordo com Darnell, as pinturas de cor vermelha não são tão comuns como imagens esculpidas e textos. Uma das pinturas, que aparenta ilustrar um camelo, sugere que ao menos algumas delas não são mais antigas que o primeiro milênio antes de Cristo, e poderiam ser mais recentes.

Além destas pinturas antigas, o Ministério do Turismo e Antiguidades relata que foram identificados sinais de que a caverna foi também usada por beduínos, nômades que habitam o Norte da África, como abrigo de tempestades e das frias noites no deserto. As informações são do site Sputnik News.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas