Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Tromba d’água na Barragem de Sobradinho assusta visitantes; confira os vídeos

Apesar do susto, nenhuma ocorrência foi registrada | FOTO: Reprodução |

Os visitantes que se banhavam na Barragem de Sobradinho, no norte da Bahia, tomaram um grande susto quando uma tromba d’água se formou no local, o fenômeno meteorológico teria acontecido no último domingo (26). Apesar do susto, nenhuma ocorrência foi registrada e os presentes gravaram o fenômeno e as imagens circularam nas redes sociais. A tromba d’água é uma nuvem funil que se forma sobre um corpo d’água e que se prolonga da base da nuvem até tocar a superfície da água. Ela pode se formar sobre um rio, mar, um lago ou no oceano.

Segundo informações, o lago de Sobradinho é um dos maiores lagos artificiais do mundo, com 4.214 quilômetros quadrados de área e 32,2 quilômetros cúbicos de água. Situado no norte do estado da Bahia, foi construído na década de 1970, mediante o represamento das águas do rio São Francisco (ou seja, a barragem de Sobradinho), com vistas ao aproveitamento hidroelétrico do rio através da usina de Sobradinho, a maior do estado e uma das maiores usinas hidrelétricas do Brasil.

Em torno do lago, estão os municípios de Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho, que tiveram antigas áreas urbanas inundadas, em 1974, durante a formação da represa. O impacto ambiental que se produziu, à época, é lembrado nos versos de uma canção bem conhecida no Brasil, compostos por um poeta da região:

Adeus, Remanso, Casa Nova, Sento-Sé.
Adeus, Pilão Arcado, vem o rio te engolir.
Debaixo de água lá se vai a vida inteira.
Por cima da cachoeira o gaiola vai, vai subir.
Vai ter barragem no salto do Sobradinho,
e o povo vai-se embora com medo de se afogar.
O sertão vai virar mar.
Dá no coração
o medo que algum dia o mar também vire sertão

— Guttemberg Guarabyra, do grupo Sá, Rodrix e Guarabyra

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas