Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Chuva volta a cair na região e Parque Municipal de Ibicoara é fechado; veja vídeos e confira a previsão

As cachoeiras do Rio Preto, do Buracão e do Licuri com grande volume de água das chuvas | FOTO: Montagem do JC/Facebook |

Fortes chuvas voltam a cair na Chapada Diamantina esta semana. Foram registradas precipitações em diversas cidades da região. As águas ajudaram a deixar cachoeiras, rios, lagos, barragens e açudes mais caudalosos, mas é preciso ter cuidado e redobrar a atenção para quem está visitando estes locais. A chuva que caiu nos rios da região do Baixão, Brejão e Mundo Novo, que interferem diretamente no volume de água do Parque Natural Municipal do Espelhado (PNME), na cidade de Ibicoara, fez com que a prefeitura fechasse o parque por meio de portaria publicada na última terça-feira (4).

Essa medida teve a intenção de salvaguardar e garantir a segurança dos condutores e visitantes. No documento, a prefeitura informa que o mesmo será reaberto tão logo o tempo apresente melhora significativa. Um vídeo gravado por moradores e divulgado nas redes sociais mostra o quanto a Cachoeira do Buracão, em Ibicoara, teve forte correnteza na terça.

Veja o vídeo da Cachoeira do Buracão

Em contato com o Jornal da Chapada, o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Luiz Pimenta, informou que não houve nenhum incidente, a decisão foi somente por cautela. “Não houve nenhum incidente, a gente tomou essa medida em função do risco dos visitantes e condutores correriam se entrassem no parque, foi somente por medida de segurança’, informou o titular da pasta.

Um outro ponto da Chapada Diamantina que teve chuva foi a cidade de Andaraí. Por lá, o Rio do Antônio ficou bem cheio. Por causa da situação, uma espécie de correnteza foi formada no local. Em Ibitiara, também foram registradas fortes precipitações, as águas formaram uma grande correnteza numa estrada que pareciam até um rio.

A forte chuva causou transtornos na cidade de Itaetê, mas a prefeitura atuou e resolveu a questão | FOTO: Divulgação/PMI |

Em Itaetê, as chuvas provocaram deslizamento de terra e entulhos na Rua Marconilo Pina e a Avenida Doutor Inocêncio Monteiro de Souza (rua da baixinha ) e a prefeitura precisou utilizar um carro pipa para realizar a limpeza das vias. No município de Boninal, também foi registrada forte chuva.

Nesta quinta-feira (6), o céu na Chapada deverá ficar parcialmente nublado com a possibilidade de chuvas fracas e isoladas, já na sexta-feira (7), o céu terá variação de nebulosidade e possibilidade de chuvas fracas e isoladas.

Jornal da Chapada

Previsão do tempo para os próximos dois dias na região

Mais vídeos da cachoeira do Buracão e de outras em Ibicoara

Cachoeira do Licuri

Cachoeira do Rio Preto

Povoado do Baixão em Ibicoara

Confira o vídeo de Boninal

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas