Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeitura de Itaberaba inaugura nova unidade básica de saúde durante projeto ‘Quinta do Bem’

Além dos serviços básicos de saúde, a unidade também oferecerá atendimento odontológico | FOTO: Divulgação |

Esta quinta-feira (6) será de alegria para os moradores do bairro do Batalhão em Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. A prefeitura municipal, gerida pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), ao divulgar mais uma edição do tradicional projeto ‘Quinta do Bem’, anunciou que nesta edição inaugurará a nova Unidade Básica de Saúde no bairro. Esse projeto apresenta todas as semanas, durante as quintas-feiras, uma nova ação da gestão do município chapadeiro.

Além dos serviços básicos de saúde, a unidade também oferecerá atendimento odontológico para os moradores da região. Essa será a décima nona equipe de saúde básica e a sétima de saúde bucal implantadas no município pela gestão do prefeito Ricardo. Além da inauguração do Posto de Saúde, nesta quinta também se iniciarão os atendimentos para a realização de 150 exames de mamografia por dia em dois turnos para mulheres de 40 a 69 anos que ainda não fizeram o exame nos últimos 365 dias.

Os atendimentos fazem parte do programa estadual de Rastreamento do Câncer de Mama realizado pelo governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), em parceria com a prefeitura – que recebe o programa pela quinta vez. A demanda para os atendimentos é livre e basta levar o documento de identificação, um comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos continuarão sendo realizados de segunda a sábado, a partir das 8h.

“O Câncer ainda é um fantasma que assombra muitas pessoas. O diagnóstico é inesperado, mas a prevenção reduz e muito o risco e propicia, claro, uma qualidade de vida maior”, disse o prefeito Ricardo. “Evitar o tabagismo e a obesidade, por exemplo, é um grande passo para evitar também essa terrível doença. Que hoje a gente reflita sobre autocuidado e empatia, porque infelizmente a gente não sabe se vai ter câncer ou não, mas a gente deveria saber que acolher e ofertar apoio é sempre uma boa opção”, finalizou ele.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile