Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Entidade que realizou instruções de combate a incêndios em Seabra não é habilitada pelo Corpo de Bombeiros

Capacitações do Corpo de Bombeiros são alinhadas ao Programa Bahia Sem Fogo | FOTO: Divulgação |

Em nota enviada para a imprensa nesta quarta-feira (12), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) informa que a entidade ‘A.S.S Fire Treinamento e Tecnologia’, apesar de estar credenciada para a capacitação de brigadistas, não está habilitada pelo CBMBA para ministrar instruções de combate a incêndios florestais, como a realizada entre os dias 7 e 10 de fevereiro, no município de Seabra, na Chapada Diamantina.

“A instituição informa que credencia empresas para a formação e capacitação de brigadas de incêndio em edificações, o que não as torna competentes para ministrarem cursos ou instruções de combate a incêndios florestais ou qualquer outro curso diferente do previsto na legislação. O CBMBA não coaduna com esse tipo de treinamento promovido por terceiros por envolver diversos riscos e uma logística ampla para dar o suporte necessário aos participantes e instrutores”, reitera a nota.

O Corpo de Bombeiros ainda aponta que “realiza capacitações com brigadistas de combate a incêndios florestais voluntários, em municípios com histórico desse tipo de ocorrência, sem nenhum custo financeiro para a população. Durante as capacitações, o CBMBA utiliza todos os protocolos de segurança, especialmente para os alunos, além de seguir as normas técnicas”.

Essas capacitações são alinhadas ao Programa Bahia Sem Fogo, gerido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema). E o CBMBA também salienta que “está à disposição da sociedade, bem como dos veículos de imprensa, para prestar qualquer tipo de esclarecimento, seja em audiências públicas ou com entrevistas aos especialistas locais para sanar qualquer dúvida que ainda reste”.

Na nota, o órgão diz “que o credenciamento junto ao CBMBA, através da Instrução Técnica Nº 05/2018, não confere às empresas a prerrogativa de ministrarem qualquer curso diverso. Por conta disso, não permite qualquer publicidade que vincule qualquer empresa à instituição ‘CBMBA’, como o uso do brasão da instituição, por exemplo”. Jornal da Chapada com dados de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas