Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Moradores da região atuam como figurantes na nova novela da Globo; um dos idealizadores do PNCD é um deles

Os figurantes que participaram das gravações são o norte-americano Roy Funch e o guia de Iraquara Eleone Luis | FOTO: Montagem do JC |

Não é todo dia que se tem a oportunidade de ter uma gravação de uma novela na ‘porta da sua casa’ e ainda mais podendo participar da produção atuando. Dois moradores da Chapada Diamantina tiveram essa sorte e participaram das gravações de ‘Nos Tempos do Imperador’, a nova novela da Rede Globo que ocupará a faixa das 18h. Um dos figurantes é o biólogo norte-americano Roy Funch, morador de Lençóis há mais de 40 anos, e é um dos responsáveis pela criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD).

Primeiro diretor do Parque, ele veio ao Brasil na década de 1970 para trabalhar com planos de manejo nos parques nacionais e aproveitou sua experiência no Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), atual Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para promover a criação deste reduto natural na Chapada. A vivência de Roy com os garimpeiros, que apresentaram as serras e trilhas ao futuro “guia americano”, contribuiu sobremaneira para a implantação do PNCD e, consequentemente, para o desenvolvimento do turismo na região.

Veja fotos das gravações

1 / 7

Com a instalação do primeiro hotel estadual em Lençóis, iniciativa do governo para alavancar o turismo, nos anos 1980, os garotos da cidade começaram a seguir Roy em suas andanças e aprender com ele o ofício de guia. O outro figurante é Eleone Luis dos Santos, 40 anos, mora na Fazenda Pratinha, que fica no município de Iraquara, onde trabalha como guia de mergulho. Ele teve a oportunidade de atuar pela primeira vez, fazendo o papel de mateiro.

Em contato com o Jornal da Chapada, Eleone Luis revela que é nascido na região, que nunca trabalhou como ator, mas não descarta a possibilidade de continuar atuando. “A experiência foi ótima e a minha relação com a Chapada e com a natureza é muito boa, Deus foi generoso. Sou nativo da região, não sou ator ainda, mas quem sabe daqui para frente as portas continuem se abrindo”, disse ele.

Luis continua e diz que os atores foram muito gentis com ele durante as gravações. “Minha relação com os atores foi ótima eles são pessoas muito boas, estavam o tempo todo preocupados comigo para que tudo desse certo, principalmente o Selton Mello e a Letícia Sabatella”, completou ele.

Jornal da Chapada

Leia também

Chapada Diamantina recebe gravações do retorno de Selton Mello às novelas depois de 20 anos

Chapada: Atores de nova novela da Rede Globo se hospedam em Lençóis durante as gravações na região

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas