Ícone do site Jornal da Chapada

Tecnologia conecta cidadãos e serviços públicos durante a folia

Gerir uma folia de dez dias – contando os festejos pré-carnavalescos Fuzuê, Furdunço, Pipoco e Circuito Sérgio Bezerra – é um grande desafio para qualquer gestão. Para garantir agilidade nos serviços e no diálogo com a população durante a maratona momesca na folia soteropolitana, a Prefeitura, por meio da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), possui uma megaestrutura tecnológica que envolve desde sistemas e aplicativos de acompanhamento das demandas e ações dos órgãos, até a internet sem fio gratuita para os foliões, por meio do Conecta Salvador.

Só para se ter uma ideia, apenas o Conecta Salvador já registrou o acesso de quase 100 mil pessoas até o domingo (23). Foram 879 mil fotos enviadas, 465 mil downloads de músicas e 993 mil acessos ao WhatsApp, 613 mil ao Instagram e 262 mil ao Facebook. Além da Internet gratuita para população, a infraestrutura da Cogel também dá suporte aos órgãos municipais e até mesmo apoia ações do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), em parceria com a Polícia Militar, através da transmissão das imagens geradas pelos drones da instituição.

Dentre as ferramentas estão as câmeras de videomonitoramento nos circuitos oficiais da festa, que são utilizadas pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) para coordenar as saídas dos trios elétricos e dos blocos. Além disso, as câmaras são utilizadas pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) no ordenamento do trânsito e pela Guarda Civil Municipal (GCM) para garantir a segurança dos foliões.

“A área de Tecnologia da Informação hoje faz parte do dia a dia de todas as pessoas e não poderia ficar de fora de uma festa tão grandiosa como é o Carnaval de Salvador. Por isso, toda a parte tecnológica municipal da maior festa de rua do planeta é disponibilizada pela empresa”, diz o diretor-presidente da Cogel, Alberto Braga.

Além disso, a Cogel disponibiliza links de alta velocidade para acesso a internet em todos os postos da Prefeitura durante a folia momesca. A Sala de Imprensa Oficial do Carnaval José Raimundo, localizada na Praça Dois de Julho, no Campo Grande (Circuito Osmar), por exemplo, possui com um link que chega a um Ggigabit por segundo, o que facilita o trabalho dos jornalistas na cobertura do Carnaval. A equipe da Cogel ainda dá suporte de informática a todos as secretarias e órgãos da administração municipal envolvidos na Operação Carnaval 2020. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas