Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeitura de Nova Redenção investe em infraestrutura para receber visitantes em pontos turísticos

Turistas e moradores da região se divertem em pontos turísticos do município | FOTO: Montagem do JC/Ascom |

Quem escolheu Nova Redenção, na Chapada Diamantina, para passar o feriado do carnaval percebeu mudanças estruturais nos pontos turísticos do município. Isso porque a prefeitura tem realizado ações para dar mais comodidade e opções de lazer para os visitantes. Durante muito tempo, apenas o Poço Azul tinha organização mais robusta para os turistas. Já nas demais atrações como a Praia da Peruca, o Balneário Adriano e o Olho D’água Beira Rio, era possível apenas conhecer os locais. A falta de serviços limitava a experiência.

E foi nesse contexto que a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, criou um novo conceito de gestão turística na região, investindo na infraestrutura, na educação ambiental e ampliação das opções de lazer e de entretenimento. Tudo para que esses pontos adequassem melhor para atender a um público cada vez mais exigente, que além de conhecer, necessita de mais comodidade e experiências genuínas de conexão e interação com a natureza.

Na Praia da Peruca, por exemplo, foi montada uma estrutura com espaços para públicos diferenciados, tanto para aqueles que gostam de agito, quanto para aqueles que vieram em busca de sossego e paz. Por lá, foram montadas barracas de alimentação e bebidas, o que aqueceu a economia local. A prefeitura forneceu energia, instalando gerador e refletores na praia, onde também aconteceu um torneio de futebol de areia organizado pela Secretaria de Esportes. Já no Balneário de Adriano, foi oferecido um espaço mais tranquilo para o turista, com um contato direto com a natureza e ausência de carros de som.

Confira fotos

1 / 14

“Nos organizamos para receber os visitantes, com instalação de placas de sinalização e de educação ambiental por todas as áreas de acampamento e orientação dos agentes da secretaria a respeito do lixo e da preservação ambiental. Foi feito um trabalho muito bom de conscientização do lixo no Balneário. Tivemos total apoio dos visitantes, que foram verdadeiros protetores da natureza nos dias em que estiveram acampados no local, vindos de Salvador, Itaberaba, Ibiquera, Seabra e Souto Soares”, disse o chefe de Turismo de Meio Ambiente de Nova Redenção, Marcos Assis.

“Recebemos a visita de Josemar, o popular ‘Pia Natureza’, da cidade de Souto Soares, que muito contribuiu conosco, na questão ambiental, construindo, inclusive, um banheiro ecológico para os acampados. Recebemos de ‘Pia Natureza’ elogios sobre o nosso ‘Projeto de Reflorestamento’ que é uma parceria da prefeitura com órgãos do Estado”, continuou Assis.

“O saldo do feriado de carnaval em Nova Redenção foi superpositivo, graças à sensibilidade e compromisso do ‘Governo da Reconstrução’ que está mudando o conceito de turismo no município, abrindo cada vez mais possibilidades de maior conexão com a natureza e interação entre os municípios da Chapada. No que depender da prefeita Guilma Soares e da sua equipe de Governo, Nova Redenção, a Menina da Chapada, será cada vez mais um lugar que vale a pena conhecer”, finalizou Marcos. Jornal da Chapada com informações da assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas