Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Bolsonaro afirma que denúncias de tortura são “tudo cascata para ganhar indenização”

O presidente Jair Bolsonaro não poupa criticas a governadores e prefeitos | FOTO: Reprodução/EBC |

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), disse, no último sábado (29), que as denúncias de tortura ocorridas no regime militar são “tudo cascata para ganhar indenização”. A afirmação foi feita no final da manhã, ao sair do Palácio da Alvorada e conversar com simpatizantes, entre eles um militar que esteve nas matas do Vale do Ribeiro, em Eldorado (SP), em busca do guerrilheiro Carlos Lamarca.

Durante a conversa, populares que acompanhavam a saída de Bolsonaro do Alvorada comentaram que naquela época havia muito tortura. “Isso é papo…A maioria… Tudo cascata para ganhar indenização”, afirmou o presidente. Bolsonaro pontuou que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) integrou, durante o regime militar, a Vanguarda Revolucionária, que teria atuado na região. “A Dilma integrava a guarda popular revolucionária, que matou a paulada um tenente no Vale do Ribeira”, disse Bolsonaro, em referência ao tenente Alberto Mendes Júnior.

O tenente Alberto Mendes, da Polícia Militar de São Paulo, foi morto em maio de 1970, em Eldorado Paulista, por Carlos Lamarca e outros quatro guerrilheiros da Vanguarda Popular Revolucionária, a VPR, uma das organizações de luta armada no tempo da ditadura. Nessa época, a ex-presidente Dilma Rousseff estava presa havia três meses no DOPS, em São Paulo, período em que foi torturada. Depois, foi levada para o Presídio Tiradentes, onde ficou até 1973. Não há registro da participação dela em ações de luta armada antes e depois. Do site Muita Informação com dados do jornal O Estado de S.Paulo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas