Ícone do site Jornal da Chapada

‘Fertilidade in Cena’ vai discutir questões sobre a saúde reprodutiva da mulher de 18 a 20 de março em Salvador

O evento, promovido pelo Cenafert, em homenagem ao mês das mulheres, é aberto ao público | FOTO: Divulgação |

Até quando a mulher pode adiar a maternidade? Quando optar pelo congelamento de óvulos? A Reprodução Humana no Século XXI; A importância dos hábitos de vida para a fertilidade; e as Novas Configurações familiares e o papel da Reprodução Assistida. Esses temas serão abordados durante o projeto ‘Fertilidade in Cena’, que vai acontecer nos dias 18, 19 e 20 de março, na Praça Central do Shopping Barra.

O projeto é uma iniciativa do Centro de Medicina Reprodutiva (Cenafert) em homenagem ao Mês da Mulher. A proposta é levar informação às mulheres que sonham em ser mães e não conseguem ter filhos espontaneamente ou desejam planejar a maternidade. O Cenafert é uma clínica referência em reprodução assistida, que atua há 18 anos em Salvador, no bairro de Ondina, e tem como missão garantir uma atenção integral ao casal que sonha em ter um filho.

O ‘Fertilidade in Cena’ será aberto, no dia 18, às 17 horas, pelo médico Joaquim Lopes, especialista em reprodução Humana e diretor-fundador do Cenafert. Logo em seguida, às 17h10, haverá o lançamento do livro Socorro! Quero Ser Mãe, da jornalista Denise Rodrigues, de São Paulo, que receberá o público para uma sessão de autógrafos. Cinquenta livros serão distribuídos gratuitamente para os interessados, por ordem de chegada.

‘Socorro! Quero Ser Mãe’ é um relato emocionante e, ao mesmo tempo, muito bem-humorado, que compartilha angústias, dúvidas, esperanças e vitórias. No livro, a autora conta a saga de 13 casais inférteis na luta para conseguir ter filhos. Depois de anos sem conseguir engravidar e de ter buscado as mais diversas soluções e passado por situações de extrema solidão e dor, Denise, a autora, finalmente encontrou ajuda na ciência. Fez uma Fertilização in Vitro, ficou grávida e escreveu o livro.

Os médicos Joaquim Lopes e Gersia Viana, do Cenafert | FOTO: Divulgação |

O projeto ‘Fertilidade in Cena’ vai abordar vários temas sobre reprodução humana e, em especial, sobre a fertilidade feminina. Os temas serão apresentados em formato de talk show com especialistas de várias áreas, que serão entrevistados pela apresentadora Pâmela Lucciola. Dentre os temas: ‘Infertilidade: a visão de quem já viveu esse drama’, com a participação da jornalista e escritora Denise Rodrigues (SP); ‘A Reprodução Humana no Século 21’, com os especialistas em Reprodução Humana, Joaquim Lopes e Gérsia Viana, a embriologista Janaina Mendes Santos e a geneticista, Maria Betânia Toralles; ‘Até quando posso adiar a maternidade’, com a psicóloga Cristina Rocha, a ginecologista e especialista em medicina reprodutiva, Karina Adami e o obstetra Caio Lessa.

“Quando a mulher deve optar pelo congelamento de óvulos? Quais os principais motivos e indicações?” , com as especialistas em Reprodução Humana, Sofia Andrade e Gérsia Viana, a oncologista Mayana Lopes,. “Hábitos de vida e fertilidade”, com os especialistas em medicina reprodutiva Valentina Cotrim e Pedro Paulo Bastos, a endocrinologista Alina Feitosa e o nutricionista Daniel Cady. “Novas configurações familiares e o papel da reprodução assistida”, com os especialistas em medicina reprodutiva, Sofia Andrade e Vinicius Medina Lopes e a psicóloga, Cristina Rocha. Durante a programação, haverá também a participação de mulheres que enfrentaram a infertilidade e vão contar um pouco das suas experiências.

Fatores como o tabagismo, obesidade, consumo de álcool e de drogas e o uso de alguns medicamentos podem afetar a saúde reprodutiva. Manter-se no peso adequado, dormir bem, não fumar, praticar atividade física regularmente, ter uma vida sexual saudável com relações sexuais regulares, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e praticar o sexo seguro são algumas recomendações para manter a saúde reprodutiva e aumentar as chances de uma gravidez espontânea.

Serviço:
Programação do Projeto Fertilidade in Cena
Local: Praça Central do Shopping Barra (L1)

Dia 18.03.2020
17h – Abertura
17h10 às 18h30 – Lançamento do livro “Socorro! Quero ser mãe!” e sessão de autógrafos

Talk Shows:
18h30 – Infertilidade: a visão de quem já viveu esse drama
18:45 às 20h30 – A Reprodução Humana no Século 21

Dia 19.03.2020
Talk Shows:
17h – Até quando posso adiar a maternidade?
18h30 – Quando a mulher deve optar pelo congelamento de óvulos? Quais os principais motivos e indicações?

Dia 20.03.2020
Talk Shows:
17h – Hábitos de vida e fertilidade
18h30 – Novas configurações familiares e o papel da reprodução assistida
20h – Encerramento

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas