Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Deputado quer que condenados paguem pelas tornozeleiras eletrônicas e a sua manutenção

A proposta é do deputado estadual Roberto Carlos | FOTO: Montagem do JC/EBC |

Projeto de lei do deputado estadual Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo Rui Costa (PT), que tramita na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), pretende tornar obrigatório que os presos paguem pelas tornozeleiras eletrônicas ou por eventuais despesas decorrentes de reparo ou manutenção dos aparelhos usados por eles.

De acordo com a proposição, o uso da tornozeleira permite que o condenado possa exercer o trabalho remunerado, facilitando o pagamento das despesas com o equipamento. Segundo o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o custo mensal de uma tornozeleira eletrônica para o Estado está em torno de R$165, enquanto a média do preso é de R$3 mil.

“Essa medida, além de gerar economia para o Estado, contribuirá com a redução da superlotação nos presídios, beneficiando no restabelecimento dos vínculos familiares e no processo de ressocialização do detento que, durante o dia, poderá trabalhar, como também à noite, nos finais de semana e feriados, poderá ficar em sua residência, em vez de retornar para o Conjunto Penal”, ressaltou o deputado Roberto Carlos. Com dados de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas