Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Dengue faz Paraná entrar em estado de epidemia; número de mortes chega a 30

Na capital do estado, em Salvador, os casos aumentaram quase dez vezes em relação a 2022 FOTO: Reprodução/G1 |

O Paraná entrou em estado de epidemia de dengue, de acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado na última terça-feira (3). O número de mortes subiu de 23 para 30 em uma semana. Para se configurar uma epidemia de dengue, é necessário ter mais de 300 casos da doença por 100 mil habitantes. A incidência da doença no Paraná é de 336,21 por 100 mil habitantes, segundo o boletim.

Conforme a Sesa, no total, 106 municípios estão em epidemia, 15 a mais que na semana anterior. Em situação de alerta para a dengue estão 47 municípios, sendo que 14 entraram para a relação a partir desta terça-feira. De acordo com o levantamento, são 44.441 casos confirmados da doença. O boletim epidemiológico reúne dados coletados desde julho de 2019.

Novas mortes
As sete novas mortes foram registradas em sete cidades, em pessoas com diferentes faixas etárias. Confira abaixo o perfil das vítimas:
Adolescente de 14 anos, de Marechal Cândido Rondon, portadora de doença autoimune;
Homem de 33 anos, de Guaíra, sem outra doença associada;
Mulher de 45 anos, de Medianeira, com obesidade e artrose;
Mulher de 45 anos, de Alto Paraná, com hipertensão e lúpus;
Mulher de 66 anos, de Barbosa Ferraz, com diabetes, hipertensão e doença cardíaca;
Homem de 72 anos, de Maringá, com doença renal crônica;
Homem de 95 anos, de Colorado, com hipertensão arterial.

Reforço na eliminação de criadouros
A ação efetiva da secretaria com os municípios de Nova Cantu, Quinta do Sol e Florestópolis diminuiu os índices de focos e infestação do mosquito da dengue. Conforme a Sesa, a remoção mecânica, em contramão à utilização de produtos químicos como o fumacê, vem demonstrando maior efetividade nos resultados. Em Nova Cantu a epidemia de dengue foi revertida.

Desde o final de janeiro, nenhum caso da doença foi notificado pelo município, que chegou a 589 pessoas doentes – equivalente a 11% da população, segundo a secretaria. A equipe iniciou a semana de atividades reconhecendo a estrutura da cidade e, na sequência, todos as residências e edificações foram vistoriadas, segundo a Sesa. Na ação, foram encontrados 12 poços com muitos mosquitos, potenciais criadouros do Aedes aegypti.

Em Quinta do Sol e Florestópolis, após a realização do mesmo trabalho, os dados mostram a tendência de queda nos registros da doença. Em Quinta do Sol são menos de 80 casos e Florestópolis está com cerca de 50 casos em investigação. Há um mês, 145 casos estavam em investigação em Quinta do Sol e quase 200 em Florestópolis. De acordo com a secretaria, durante esta semana, os técnicos estão em Barbosa Ferraz fazendo o arrastão pelo município.

A Sesa informou que, também nesta semana, está fazendo a distribuição de unidades de larvicida pyriproxyfen – produto usado por agentes de vigilância na remoção de criadouros – para os municípios. A larvicida foi enviado pelo Ministério da Saúde e os municípios receberão de acordo com a necessidade apontada pelo registro de casos e atividades programadas. As informações são do site G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas