Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Grupo de mulheres do MST ocupa Codevasf em Juazeiro e pede cumprimento de acordo com assentamentos

A ocupação aconteceu na última segunda em Juazeiro | FOTO: Reprodução/MST |

Um grupo de mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou a sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Juazeiro, norte da Bahia, na última segunda-feira (9).

As mulheres querem que a companhia, administrada pelo governo federal, cumpra o acordo que é negociado desde 2008, sobre o assentamento de 800 famílias que foram retiradas do perímetro irrigado salitre no fim do ano passado.

A Codevasf informou que, das 13 áreas que a companhia ficou de desapropriar para o assentamento das famílias, apenas três estão com pendências jurídicas.

As outras 10 já foram desapropriadas e entregues ao município de Sobradinho e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A prefeitura de Sobradinho, no entanto, disse que não houve desapropriação de terras nos últimos sete anos. Com relação a isso, a Codevasf alegou que as desapropriações foram feitas em 2009 e 2012. A reportagem da TV Bahia tentou contato com o Incra, mas não conseguiu falar. As informações são do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas