Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Caos na BA-142 segue sem solução e motoristas voltam a reclamar; “vamos ter que fazer protesto de novo”

Com as chuvas que caem na região chapadeira, a situação da estrada piora e muito para quem precisa utilizá-la diariamente | FOTO: Montagem do JC/Feacebook |

O caos que se encontra a BA-142, principalmente o trecho entre Tanhaçu e Ituaçu, no sul da Chapada Diamantina, continua sem solução. Nesta terça-feira (10), um internauta enviou vídeo para o Jornal da Chapada e lembrou da promessa do início das obras de recuperação para março pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (veja aqui). No vídeo, um motorista explica que o trecho de 25 quilômetros entre os dois municípios chapadeiros que fazia em 15 minutos agora ele leva quase uma hora, sem contar o desgaste do veículo. E com as chuvas que caem na região, a situação piora e muito.

“Vamos pedir uma resposta urgente dos políticos, do governador [Rui Costa], para ver o que eles vão responder para a gente: se essa estrada vai realmente sair ou se vão deixar a gente a mercês. Não tem condições de andar nessa estrada. Aqui vai ficar intransitável. Vai chegar uma hora que não terá como andar mais. É um absurdo, um descaso total. Desde o mês de setembro que estão falando que vão fazer e nada. Olha a situação dessa estrada. Um trecho que eu costumo gastar 15 minutos em 25 quilômetros de Tanhaçu a Ituaçu eu estou gastando de 50 minutos a uma hora. Se for fazer que comesse logo ou então, pelo menos, deem uma melhorada, tapa esses buracos até o início da obra. Senão vamos ter que fazer protesto de novo, vamos para cima deles dessa vez”, dispara o motorista indignado.

Veja o vídeo difundido em rede social

O contrato de empreitada para a recuperação e manutenção da BA-142, que passa por vários municípios turísticos da Chapada Diamantina foi publicado em fevereiro reacendeu a esperança de se ter uma via transitável e segura. A recuperação está programada para acontecer neste mês de março e vai cobrir trechos que vão do entroncamento da BA-245, em Itaetê, até o entroncamento da BR-242, em Andaraí, e sobe para Mucugê até Barra da Estiva. Conforme dados do governo estadual, via Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), as obras ainda passam por Ituaçu e pelo distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, próximo da região Sudoeste.

A soma total dos trechos da BA-142 que serão recuperados é de quase 207km e está no pacote da licitação que foi concluída para a recuperação de um total de 745km na Chapada Diamantina e do Velho Chico. Entretanto, com a chuvas na região a população voltou a reclamar e cobrar celeridade das obras que também vão ajudar no escoamento da produção na região, além de dar segurança para quem trafega na via. Nesta terça-feira, o secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra), Marcus Cavalcanti, esteve no programa #PapoCorreria, com o governador Rui Costa, mas ambos não tocaram no assunto. Falaram de outras obras de estradas no interior da Bahia, mas nada sobre a BA-142.

Jornal da Chapada

Trechos que serão recuperados, conforme informação do governo estadual | FOTO: Jornal da Chapada |

Leia também

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas