Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Chuvas na região continuam neste início de semana e provocam alagamentos em municípios; confira fotos e vídeos

As chuvas alagaram ruas de Andaraí e destruíram calçamentos; Vale do Capão também tem transtornos | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

As chuvas que caem na Chapada Diamantina desde a última quinta-feira (5) têm aumentado o níveis pluviais e fluviais nos municípios da região. Neste início de semana, com a continuidade das precipitações não foi diferente e vários registros de alagamentos e rios cheios foram feitos por leitores e enviados para a redação do Jornal da Chapada nesta terça-feira (10). Em Andaraí, por exemplo, as ruas ficaram alagadas com a cheia do Rio Baiano.

Em contato com o Jornal da Chapada, Homero Vieira, presidente do grupo de Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), diz que as chuvas que caíram a noite provocaram o alagamento de algumas vias. “Choveu bastante durante a noite e madrugada. O Rio Baiano transbordou alagando uma parte da cidade e arrancando até calçamentos”, relata Vieira. Ainda segundo ele, até o momento não há registros de nenhuma ocorrência envolvendo vítimas. As aulas na Escola Luiz Viana Filho e no Colégio Municipal de Andaraí foram suspensas nesta terça.

Fortes chuvas em Andaraí

As chuvas também realçaram as belezas naturais da região de Andaraí. Contudo, foram os prejuízos que se destacaram nesta terça. Segundo informações, equipe de infraestrutura da prefeitura tem atuado para realizar os devidos reparos. Até a placa recém instalada na cidade com letreiros para turistas foi derrubada. “O monumento em amor à Andaraí veio abaixo. A construção do Novo Centro Esportivo também foi atingida, assim como ocorreram problemas na entrada da cidade e na Praça Celestina, no Alto do Ibirapitanga”.

Imagens da chuva em Mucugê

No município de Mucugê, as chuvas também foram intensas e enchem os rios que cortam a cidade e também sofreu com alagamentos nas ruas. Já em Piatã, a Serra de Santana ficou com volume de água surpreende, e é possível até ver o volume e as forças das águas descendo pelas corredeiras, conforme aponta um guia da cidade. Abaíra também choveu muito e a região ficou ainda mais exuberante.

Serra de Santana em Piatã

Na Vila do Capão, no distrito de Caeté-Açu, município de Palmeiras, um morador publicou no Facebook imagens do calçamento destruído na entrada da comunidade. Na postagem, ele diz que tem menos de 20 dias que o calçamento passou por obras de reparos e não resistiu às chuvas dos últimos dias.

Fotos do Vale do Capão

1 / 7

“Trabalho mal feito dá nisso. Amadores fazendo trabalho de profissional dá nisso. Falta de manutenção dá nisso. Desrespeito dá nisso. Essa é a entrada da vila, está assim todas as vezes que chove estraga mais. Os trabalhos de manutenção são mal feitos, armengaram essa entrada não tem nem 20 dias. Não devemos esquecer as toneladas de barro e areia sendo depositadas nos rios do Capão. Isso é crime ambiental. Abrem bem o olho”, escreveu ele na publicação.

Abaíra também registrou chuvas

Em Nova Redenção, da última sexta-feira (6), até a manhã desta terça (10), foram contabilizados 210mm de chuva no município. Por lá, as águas das precipitações também alagaram ruas e criaram pequenas corredeiras. Vídeo enviado ao Jornal da Chapada mostra como ficou a região.

Chuvas em Nova Redenção

Já em Ibiquera, o prefeito Ivan Almeida (PP) relata que não houveram maiores incidentes na sede do município, na zona rural que teve um volume mais intenso de chuvas. Por isso, a administração aguardará que a chuva passe para reparar possíveis problemas nas estradas vicinais.

“A chuva foi tranquila graças a Deus. A zona rural é que teve uma chuva maior, mais intensa, deteriorou alguns pontos das estradas que estávamos recuperando. Entretanto, existe a previsão de mais chuva e não adianta continuar o trabalho porque será desmanchado porque o solo ainda está molhado”, disse Almeida.

Jornal da Chapada

Fotos das chuvas em Andaraí

2 / 17

Vídeos das chuvas em Andaraí

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas