Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Sarau em Nova Redenção celebra o Dia da Mulher e amplia debates sobre políticas públicas para a cultura

A prefeita Guilma participou de coral e acompanhou de perto as atividades em homenagens às mulheres | FOTO: Divulgação |

O primeiro sarau ‘Vozes Femininas’ foi realizado no município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, e ampliou os debates sobre políticas públicas para o setor de cultura, além de envolver apresentações musicais e declamação de poemas com artistas locais. Esse evento aconteceu no último domingo (8), no Centro de Cultura Consuêdes Benevides e a programação contou ainda com a presença de lideranças políticas, como a prefeita Guilma Soares (PT). A ação da prefeitura foi por meio do Departamento de Cultura, que vem criando estratégias para aproximar a população das manifestações culturais populares e tradicionais.

Dentre as atrações da noite dominical, estava o coral do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), que contou com a participação da prefeita. Guilma é a única mulher a gerir um município em toda a região chapadeira e segue atuando para elevar a qualidade de vida da população (veja aqui). O ex-prefeito e cantador da Chapada, Ivan Soares (PT), também subiu ao palco para homenagear as mulheres com um poema de Castro Alves e com algumas de suas composições.

A dupla Ivan e Beatriz foram aplaudidos ao interpretar canção de Elomar durante o evento | FOTO: Divulgação |

De acordo com dados de assessoria, um dos momentos marcantes das homenagens aconteceu quando Ivan fez dupla com a cantora Beatriz. Eles interpretaram a canção ‘O pedido’, de Elomar Figueira Mello, e foram aplaudidos pela plateia. “Além das apresentações culturais, na maioria feita por mulheres, também teve bolo confeitado e distribuição de brindes. A decoração do Centro Cultural para o evento também foi destaque. Quem cuidou de cada detalhe foi o Departamento de Eventos do município, que é comandado por Cátia da Teles”, afirma nota da assessoria do município.

Para quem não sabe, o Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente, no dia 8 de março, e tem como base central a luta das mulheres por direitos iguais na sociedade. A ideia de uma celebração anual surgiu depois que o Partido Socialista da América organizou um Dia da Mulher, em 20 de fevereiro de 1909, em Nova York – uma jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino. Jornal da Chapada com informações da assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas