Ícone do site Jornal da Chapada

#Seabra: Feira Agroecológica da Chapada Diamantina terá edições em abril, maio e junho

Produtos da agricultura familiar foram comercializados durante os dois dias de feira | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

A primeira Feira Agroecológica da Chapada Diamantina deu tão certo que já tem programação para os próximos três meses. Realizada na última terça (10) e quarta (11), no campus de Seabra da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), essa edição piloto foi marcada por homenagens às mulheres, por apresentações musicais, cinema, arte, poesias, oficinas, tecnologia, toré dos povos indígenas, agricultura familiar, parcerias, e, claro, muita chuva. As próximas edições, no mesmo formato, já têm datas programadas.

Em abril, por exemplo, a feira acontecerá nos dias 7 e 8; já em maio será nos dias 5 e 6. E, no mês de junho, a feira movimenta os dias 9 e 10. Sempre no mesmo espaço. Uma das organizadoras do evento, a professor da Uneb Gislane Moreira explicou a escolha da mulher como tema norteador das atividades. “Esse tema foi escolhido pelo próprio calendário, no dia 8 foi comemorado o ‘Dia Internacional da Mulher’. Um dos pontos que nos motivou a escolha do tema foi a própria história da agroecologia que é construída e iniciada por mulheres”, salienta.

1 / 8

Outra organizadora do evento, Brígida Salgado, destaca ponto importante da discussão histórica e da prática agroecológica, assim como a visibilidade que os mais de 30 produtores rurais da região da Chapada Diamantina tiveram com o evento. Ela aponta para as parcerias e para a expectativa para as próximas edições. “A feira agroecológica está sendo pensada há anos. E só conseguimos realizá-la graças a essa parceria com a Uneb. Através dela conseguimos juntar pessoas, órgãos e entidades que se somaram de forma significativa para que esse processo desse certo e deu”. Para Salgado, a expectativa para as próximas edições está alta. “Todos nós estamos saindo daqui entusiasmados”, conclui.

Já o produtor rural Eugênio, presidente da associação comunitária de Fazenda Velha, em Andaraí, diz que “o processo para a consolidação da feira se deu de forma democrática, através de várias reuniões e discussões”. Ele relata que o espaço é o sonho de todo agricultor para expor seus produtos e mostrar o que as comunidades têm e produz. “Eu tenho esperança que essa feira continue por muitos anos. Meu sentimento neste momento é de felicidade por ter esse sonho realizado e esperançoso para que nossa vida melhore um pouco”, narra trabalhador. A feira conta com a parceria entre o Banco do Nordeste, Bahiater, comunidades rurais, Cesol, Ceforc, Codeter, prefeitura de Seabra, Sebrae e Polo Sindical e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Seabra. Jornal da Chapada com dados de assessoria.

Leia também

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas