Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Chuvas na região diminuem e tempo deve abrir no final de semana; veja vídeos de pontos turísticos

As chuvas encheram os pontos turísticos e deixaram o visual ainda mais atrativo | FOTO: Montagem do JC/Guia Eduardo |

Os últimos dias foram de chuvas intensas em toda a Chapada Diamantina, apesar de alguns incidentes de cheias de alagamentos em alguns municípios (veja aqui). Mas, no geral, as chuvas serviram para encher os rios, lagos, açudes e barragens e deixar a vegetação ainda mais exuberante (leia mais). E, agora, com o tempo abrindo e com pouca incidência de chuva, é a oportunidade perfeita de conhecer as maravilhas naturais da região.

Segundo informações do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), no sábado (14), a Chapada Diamantina terá maior predomínio de céu parcialmente nublado com poucas chances de ocorrer chuvas. Caso estas venham ocorrer, serão de fraca intensidade e de forma isolada. Já no domingo (15), em algumas localidades isoladas da região, haverá predomínio de céu parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas.

Cachoeira do Buracão em Ibicoara durante chuvas

Imagens enviadas ao Jornal da Chapada aponta que os pontos turísticos estão todos muito cheios, até Fazenda Pratinha fechou as portas por conta das chuvas (veja aqui) em Iraquara. Nos municípios de Lençóis, Palmeiras, Ibiquera, Itaetê, Nova Redenção, Andaraí, Utinga e Itaberaba, por exemplo, as chuvas foram intensas e ajudaram a elevar o nível de reservatórios e dos rios. Os pontos turísticos estão cheios, como o Serrano, Cachoeiras da Fumaça, Mosquito, Mucugezinho, e tantos outros locais.

No município de Ibicoara, a Cachoeira do Buracão está impressionante, com o volume de água bem acima do normal. Choveu em toda a Chapada Diamantina, e quem for fazer trilhas tem de se preocupar com tromba d’água e com pedras escorregadias. “O importante é contratar um guia e ter segurança no trajeto. A gente que faz estudos em campo tem a atenção de sempre levar um condutor experiente, que conheça a região”, frisa a bióloga Laisa Brito. Ela atuou em programa da Universidade Federal da Bahia (Ufba) sobre decomposição foliar em nascentes de rios na Chapada Diamantina.

Jornal da Chapada

Cachoeira da Fumaça em Palmeiras (Vale do Capão)

Vídeos de pontos turísticos em Lençóis depois das chuvas
Imagens do Serrano

Cachoeira do Mosquito

Leia também

Chapada: Vídeo mostra fogo na ‘Pedra de Itibiraba’ após raio atingir a região; chuvas continuam em Itaberaba

Chapada: Vídeos mostram aumento do volume de água em rios e cachoeiras nos municípios da região

Chapada: Fortes chuvas que atingiram a Bahia encheram rios e causaram impactos em cidades da região; veja fotos e vídeos

Chapada: Chuvas na região continuam neste início de semana e provocam alagamentos em municípios; confira fotos e vídeos

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas