Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Aumento do volume do Rio Paraguaçu com as fortes chuvas fecha também visitação ao Poço Azul

As imagens mostram o poço com nível de água alto e com mudanças em sua coloração | FOTO: Montagem do JC/Israel Oliveira |

Mais um exuberante ponto turístico é fechado por conta das fortes chuvas que ocorreram na região da Chapada Diamantina. Dessa vez foi o Poço Azul – que fica no município de Nova Redenção. O Jornal da Chapada entrou em contato com a administração do local, e o guardião Rafael Oliveira confirmou a situação. Ele conta que a água do poço tem uma constante renovação e que com a cheia, que surpreendeu a região, a água do ponto turístico não tem para onde escoar.

“A água do poço é uma água corrente que se renova em torno de quatro a quatro horas e meia. Ela que mantém o Rio Paraguaçu na época de seca e sai em vários pontos como Olho D’Água, Lagoa Encantada, entre outras nascentes. Ele [o poço] sempre fica acima do Rio Paraguaçu e quando ocorre a cheia o Paraguaçu sobe muito e dessa vez chegou a atingir 12 metros acima do nível normal e ela acaba ficando parada e não tem para onde correr”, informa Rafael.

Imagens registradas na última quarta – 11 de março

O guardião também salienta que “se o Paraguaçu baixa rápido o poço não é atingido, mas como está demorando muito e já tem mais ou menos seis dias com nível muito alto, essa água fica represada. Então, ela perde a tonalidade e fica esverdeada primeiramente, e depois fica um verde bem escuro. Logo, torna inviável para tomar banho. Acaba inundando a plataforma e não tem um acesso legal. Devido a isso demos férias coletivas aos funcionários e pedimos 15 dias para manutenção também”.

Um ofício que circula para setor turístico local avisa que “devido às chuvas e alteração dos aspectos normais da água na coloração e no nível vamos fechar o poço por 15 dias inicialmente. A partir do sábado dia 14 de março de 2020 até que ele tenha condições de visitação”.

Imagens registradas na sexta – dia 13 de março

Na última quinta-feira (12), foi a Fazenda Pratinha, localizada no município de Iraquara, que emitiu uma nota informando que estava fechada para visitação por conta da cheia ocasionada pela chuva. Isso fez com que a característica de águas transparentes sumisse e o ponto principal para banho e mergulhos ficasse irreconhecível.

Jornal da Chapada

Leia também

Chapada: Fazenda Pratinha é fechada por causa das fortes chuvas; visual do ponto turístico está irreconhecível

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas