Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Secretaria de Saúde de Tapiramutá emite nota e descarta caso de coronavírus no município

A nota ainda informa que o município segue o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde | FOTO: Reprodução |

Mais um caso suspeito de coronavírus foi esclarecido pela Secretaria de Saúde do município de Tapiramutá, na Chapada Diamantina. Na tarde desta segunda-feira (16), foi publicado nas redes sociais que uma pessoa teria chegado da Itália com os sintomas do Covid-19. Ainda segundo informações, a pessoa teria dado entrada no Hospital Dr. José Nery e, logo em seguida, transferido para Salvador para fazer exames.

Cerca de 2h depois, após o alarme da suposta infecção, a Secretaria de Saúde de Tapiramutá divulgou uma nota esclarecendo os fatos e negando o possível caso. Na nota, a pasta informou que as medidas necessárias de condução e notificação diagnóstica foram adotadas, mesmo o caso sendo descartado pela Central Estadual de Regulação. O referido paciente chegou do exterior há 40 dias e o tempo de manifestação do vírus é de até 14 dias.

A nota ainda informa que o município segue o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. O paciente se encontra em isolamento hospitalar, não havendo necessidade de alarme no momento, e que toda e qualquer informação necessária será compartilhada por meio oficial. Jornal da Chapada com Informações do Blog do Adenilton Pereira.

Confira a nota da prefeitura de Tapiramutá

Nota de esclarecimento

Sobre a suspeita de um caso de Covid-19 (Coronavírus) que chegou nesta segunda-feira (16) no Hospital Municipal Dr. José Nery em Tapiramutá, a Secretaria Municipal de Saúde informa que as medidas necessárias de condução e notificação diagnóstica foram adotadas, mesmo o caso sendo descartado pela Central Estadual de Regulação. Pois, o referido paciente chegou do exterior há 40 dias, e o tempo de manifestação do vírus é até 14 dias.

Mesmo assim, o município, está seguindo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, em casos suspeitos. O material será coletado para a realização do exame e encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen/BA, nas próximas 24h e tão logo seja concluído, será divulgado.

Ainda seguindo o protocolo, o paciente se encontra em isolamento hospitalar. Não há necessidade de alarme no momento, e toda e qualquer informação necessária será compartilhada por meio oficial.

Contudo, tendo em vista a situação reconhecida de pandemia, a orientação de precaução e cuidados, como a higienização das mãos com água e sabão, álcool gel e contato com pessoas que vinheram de outro estado ou país (com casos suspeitos e confirmados), devem ser seguidas por todos.

Segunda-feira, 16 de março de 2020
Secretaria Municipal de Saúde de Tapiramutá.
Governo do Desenvolvimento Solidário.”

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas