Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Instituições de ensino público e particular paralisam aulas por causa do coronavírus em Itaberaba

O país vive o pior momento desta crise sanitária | FOTO: Divulgação |

As escolas públicas e privadas do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, suspenderam as aulas cumprindo determinação de protocolos estabelecidos pelos governos estadual e federal para conter o novo coronavírus. O primeiro caso suspeito do Covid-19 foi notificado nesta terça-feira (17) e as medidas devem atingir todo o setor educacional. Um decreto foi assinado pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) cumprindo uma solicitação direta da secretária de Educação, Nogma Brito.

Na manhã desta terça, unidades privadas de ensino como o Colégio Maria Bernarda, Intelectus e o Curso de Idiomas CCAA, emitiram nota comunicando que a partir desta quarta-feira (18) as aulas estão suspensas. Outras unidades seguiram o mesmo protocolo. “Diante do clima de incerteza e insegurança, causado pela pandemia do coronavírus, comunicamos que a Escola Intelectus suspenderá suas aulas a partir de quarta-feira [18]”, aponta uma das notas. A escola Maria Bernarda suspende as aulas de 18 até o 29 de março, podendo se estender caso seja necessário.

Secretária passa informações valiosas sobre como prevenir a nova doença | FOTO: Divulgação |

“Há um fluxo grande de pessoas que transitam em direção a Feira de Santana e capital, fazendo o uso de transporte público onde há estrangeiros vindo de diversas partes do planeta com destino a Chapada Diamantina”, frisa a nota do Instituto de Idiomas CCAA. A Secretaria Municipal de Educação está em ação para instruir e dirimir dúvidas sobre ações preventivas e uma reunião na tarde de hoje também decidiu pela paralisação das atividades.

A campanha, entretanto, continua e deve atingir a comunidade escolar envolvendo professores, pais e alunos de todas as modalidades de ensino, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a secretária Nogma Brito, as ações intersetoriais envolvem as pastas de Educação e Saúde. Foi ela que deu início à ‘Campanha de Conscientização da População’ para ampliar a rede de prevenção à pandemia do Covid-19. A campanha serve para todas as unidades da Rede Municipal de Ensino (RME).

Decreto na íntegra

Desde o último final de semana, equipes das pastas de Educação e Saúde estão reunidas debatendo estratégias de enfrentamento à pandemia. “Nós convocamos todos os gestores escolares para uma reunião na qual definimos todas as ações, transformando as orientações dadas pelas equipes da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica em atividades educativas de conscientização e esclarecimentos sobre as formas de contágio, além de outras informações importantes”, afirma a secretária Nogma Brito ao confirmar ao Jornal da Chapada a paralisação das aulas.

A prefeitura de Itaberaba segue desde o final de fevereiro tomando medidas preventivas para manter a população segura e bem informada sobre a doença infectocontagiosa. As ações incluem a capacitação das equipes de saúde, seguindo protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, além da suspensão de eventos públicos por conta do risco à população.

Jornal da Chapada

Pronunciamento do prefeito

Confira a íntegra das notas

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas