Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Itaberaba atua com ações diárias de prevenção ao coronavírus; cidade parou com decreto

O homem e a mulher estão presos e à disposição da justiça | FOTO: Arquivo/PMI |

O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, parou em cumprimento ao decreto assinado na última terça-feira (17) pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), que suspendeu por 15 dias atividades que necessitem de aglomerações, tais como aulas em escolas públicas e privadas, cultos religiosos, shows, academias, atos inaugurais e outros. Na manhã desta quarta-feira (18), a BR-242 permaneceu com uma diminuta circulação de veículos. No centro da cidade, o movimento era nos supermercados, bancos e farmácias. A população apenas em busca de abastecer a geladeira, dispensa e caixa de remédios. A grande procura ainda era pelo álcool em gel, máscaras e luvas cirúrgicas, que sumiram das prateleiras.

O secretário municipal de Saúde, João Rodrigues, se pronunciou por rádios da cidade no intuito de orientar sobre os procedimentos a serem adotados pela população durante o isolamento em suas casas. Ele enfatizou que o sistema de saúde do município está preparado para atender a população tendo em vista o controle do contágio, porque o município anteviu os reflexos da pandemia e tomou todas as medidas para combater e isolar o vírus. Rodrigues salienta o cuidado com as equipes de saúde, que é prioridade nesse processo. Tanto por conta dos riscos aos pacientes, quanto aos profissionais.

O secretário de Saúde de Itaberaba, João Rodrigues | FOTO: Divulgação |

“O que a gente precisa enfatizar é que, quem reunir os sintomas mais histórico de contato com casos suspeitos, ou viagem para o exterior, deve permanecer em isolamento domiciliar e fazer contato via ouvidoria para avaliação. Quem apenas reunir os sintomas, mas sem histórico de contato com ambientes de risco, deve permanecer em isolamento domiciliar e observar a evolução do caso”, aponta o secretário de Saúde. Ele lembra ainda, que se esteve em São Paulo e/ou no Rio de Janeiro, onde a transmissão é comunitária, e apresentar sintomas, é caso suspeito em potencial. Atualmente 10 pacientes são monitorados e a prefeitura emitirá diariamente um boletim de atualização.

O prefeito do município chapadeiro, Ricardo Mascarenhas | FOTO: Divulgação |

Já a pasta de Administração do município chapadeiro informou que tem atendido a diversas solicitações via telefone e redes sociais. Fez contato com a fábrica da Dass Calçados de Itaberaba, que enviou uma nota de esclarecimento com relação às medidas preventivas que estão sendo tomadas dentro da unidade, garantindo a saúde dos trabalhadores e trabalhando assiduamente pela prevenção e em consonância com os requisitos da Vigilância em Saúde. “Estamos monitorando todas as ações relacionadas ao coronavírus. Vamos manter a calma e o isolamento social nesse momento. Sigo trabalhando pela cidade e pelo nosso povo para que esse impacto não seja tão grande”, frisa o prefeito Ricardo nas redes sociais.

Ainda segundo o titular de Saúde, João Rodrigues, Itaberaba tem criado suas próprias diretrizes sem deixar de seguir todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS). “Tá com dúvidas, receio, preocupado ou preocupada com sintomas? Quer informar um caso suspeito ou pedir apoio à Vigilância em Saúde? Nessas horas, se dirigir ao contato certo ganha tempo e traz mais efetividade ao processo. Por isso, se for sobre o coronavírus use o Whatsapp da Ouvidoria Municipal – 75-992306900”, completa.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas