Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Alemanha confirma caso de gripe aviária H5N8 em criação de frangos e aves são sacrificadas

No ano passado, uma série de casos da doença registrados na Europa impactou a indústria | FOTO: Reprodução |

Um caso de gripe aviária foi confirmado em uma fazenda de criação de frangos na Saxônia, no leste da Alemanha, disseram autoridades alemãs nesta segunda-feira 16 de março. O ministério de assuntos sociais e proteção no Estado da Saxônia disse que o caso envolve gripe aviária do tipo H5N8 e foi encontrado em uma fazenda em Bad Lausick, perto de Leipzig. Todas aves na unidade foram sacrificadas e uma área de quarentena estabelecida ao redor.

Apesar de similaridade nominal com o vírus H1N1, ele é menos patogênico para humanos e não há registro de surto da doença atualmente. Para conter o avanço do vírus, as criações de pássaros que registram algum caso de gripe aviária têm seus animais todos sacrificados e foi estabelecido um período de quarentena no local. Essa foi a abordagem adotada na Alemanha nesta semana e na Arábia Saudita, que registrou um caso no início de fevereiro deste ano.

No ano passado, uma série de casos da doença registrados na Europa impactou a indústria, em razão dos programas de sacrifícios. Entre os países afetados estão Eslováquia, Polônia, Hungria e República Checa. O caso reportado na Alemanha nesta semana é o segundo detectado no país em 2020.

A Organização Mundial da Saúde não descarta a possibilidade de infecção de humanos pelo vírus H5N8. No entanto, a entidade informa que o risco é “provavelmente baixo”, com base nas informações atuais. Até hoje, nenhum humano foi contaminado pelo vírus H5N8. Por ser uma variação do vírus influenza A, causador da gripe, os sintomas do H5N8 podem ser similares, como febre, dores no corpo, tosse e dor de cabeça. Com informações do site da Istoé.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas