Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Itaberaba fecha comércio como nova medida restritiva ao Covid-19; pandemia causará impactos profundos na economia

Itaberaba agora tem sete casos confirmados e três mortes por causa da Covid-19 | FOTO: Jornal da Chapada |

Diante das incertezas referentes aos três casos suspeitos do coronavírus (um testou negativo), que se encontram em análise pelo Laboratório Central (Lacen), a prefeitura municipal de Itaberaba, na Chapada Diamantina, administrada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), tem efetivamente tomado medidas restritivas para conter a chegada da Covid-19 e sua propagação. Na última da quinta-feira (19) foi emitido um novo decreto que completa as medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo vírus que assusta o município e região chapadeira. Todo o comércio será fechado a partir deste sábado (21).

O novo decreto mantém serviços essenciais, como as atividades da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), e suspende pelo prazo de 30 dias qualquer evento público ou privado, além de proibir por tempo indeterminado atividades em parques de diversões, circos e afins. Afasta por meio de férias ou licença, todos os servidores municipais que regressarem de viagens ao exterior, ou de estados onde já se deu a contaminação comunitária e suspende pelo prazo de 30 dias a comercialização na Feira Municipal por feirantes ou ambulantes com domicílio fora de Itaberaba.

Assista pronunciamento do prefeito

“Hoje nos reunimos com a Câmara de Dirigentes Lojistas [CDL], Ordem de Advogados Bahia [OAB], Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Delegacia Regional de Contabilidade, procurador municipal e secretários municipais. Ficou determinado a suspensão do comércio por oito dias no período entre as 13h do dia 21 de março [sábado] a 29 de março. Ficarão abertos os supermercados, mercearias, mercadinhos, padarias, postos de combustíveis e as farmácias”, frisa o prefeito.

Alguns estabelecimentos comerciais, como a fábrica Dass e a rodoviária municipal, já se encontram fechados ou em atendimento diferenciado. Certamente são restrições que causarão um forte impacto econômico na região. E Itaberaba é eixo rodoviário, para onde convergem diariamente pessoas dos municípios vizinhos atrás do comércio, emprego e de serviços, principalmente bancários e de saúde.

1 / 7

Não precisa ser economista para saber que a população mais vulnerável socialmente, logo, sentirá falta de tudo, pois, se trabalhando diariamente não consegue vencer a pobreza, que dirá em confinamento social. “O temor de cidadão e governantes é para o surgimento de saques e aumento do crime, sim, as pessoas precisam comer e se não tiver onde nem como abastecer suas despensas vão radicalizar”, afirma comerciante que preferiu não se identificar.

Entretanto, os impactos econômicos e sociais de toda região da Chapada Diamantina serão necessários para impedir a propagação do coronavírus, que tem matado principalmente grupos de riscos no mundo, e que possivelmente serão sentidos pelos municípios da região, após controle da pandemia. Vale salientar, que o boletim informativo da Secretaria Municipal de Saúde de Itaberaba informa que o quadro atual no município é de quatro casos suspeitos e 30 em monitoramento. Texto editado às 11h20 do sábado – 21 de março.

Jornal da Chapada

Leia aqui novo decreto…

Corpo de Bombeiros em Itaberaba vai às ruas para pedir que as pessoas fiquem em casa

Leia também

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas