Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Nova Redenção fecha bares e igrejas e pede reforço policial como medida para se proteger da Covid-19

O município chapadeiro cumpre com rigor os protocolos de saúde | FOTO: Divulgação/PMNR |

A prefeitura de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, por meio da Secretaria de Governo decidiu decretar, neste domingo (22), o fechamento de bares, igrejas e qualquer estabelecimento que aglomere pessoas para conter o avanço do mortal coronavírus. Mesmo não sendo um município com casos suspeitos e/ou monitorados, a administração quer rigor para cumprir os protocolos de saúde contra a pandemia estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e governos estadual e federal.

Para auxiliar nesta ação, o secretário de Governo Ivan Soares, com a anuência da prefeita Guilma Soares, decidiu pedir apoio para a Polícia Militar (PM). Denúncias enviadas ao Jornal da Chapada, apontam que grupos de moradores da cidade chapadeira estavam em bares bebendo e aglomerando pessoas, o que é proibido em período de quarentena. Em entrevista a este site, neste sábado (21), Ivan voltou a pedir que a população colabore nos cuidados de prevenção e enfrentamento ao coronavírus.

Áudio do secretário de Governo sobre novas medidas

“Em defesa daqueles que estão preservando sua saúde, que estão buscando ficar em casa, principalmente nossas crianças e idosos, o município a partir de amanhã [domingo – 22 de março], vai baixar um decreto proibindo a abertura de bares, de igrejas, de aglomerações de ruas. Infelizmente teremos de pedir o reforço da Polícia Militar para poder cumprir isso de forma tranquila, mas obedecendo a ordem pública, o interesse público está acima de qualquer coisa”, informa o secretário.

A prefeita Guilma, junto com sua equipe de governo, tem feito demasiadas campanhas para a população no combate ao vírus que tem matado pessoas em todo o planeta. As medidas são reforçadas diariamente e até o município está com restrição de acesso, pontos turísticos fechados, assim como as escolas e a prefeitura funciona em regime de plantão. “Nos preocupamos com essa pandemia, são mais de 4 mil mortos somente na Itália. Temos de fazer de tudo, infelizmente, para conter a descrença de uma parte da população em relação ao coronavírus”, lamenta a gestora petista.

O ex-prefeito Ivan Soares | FOTO: Jornal da Chapada |

Áudios do ex-prefeito e advogado Ivan Soares circulam por aplicativo de mensagem. Neles, o titular da pasta de Governo detalha que tem “visto os esforço da secretaria de Saúde, dos técnicos, da Guarda Municipal fazendo barreiras e panfletagem, com uso da rede social para tomar as medidas preventivas para o município não seja alcançado por esse vírus”, mas nota que tem grupos de pessoas que não estão dando importância para a pandemia. “Estão nem aí, andando nas ruas, bares lotados, contato próximo como se nada estivesse acontecendo”, reforça o secretário.

“Então é muito importante frisar que nem o governo, nem gestão, nem a equipe de saúde consegue resolver isso sozinhos. Tem que haver a compreensão da nossa população. Nós temos que fazer o boca a boca para que todos criem pelo menos um grau mínimo de consciência que a gente precisa tomar medidas básicas preventivas para evitar que alguém de nosso município não seja atingido [contaminado]”, completa Ivan.

Jornal da Chapada

Confira pronunciamento do ex-prefeito

Leia também

Chapada: Nova Redenção fiscaliza ruas e estradas como forma de prevenção ao Covid-19 e limita acesso ao município

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas