Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Cadáveres em lares para idosos são localizados por militares na Espanha; todos vítimas da Covid-19

Usando uma máscara, idoso chega ao Hospital de La Paz em Madri | FOTO: Divulgação/AFP |

Militares espanhóis encontraram idosos abandonados, inclusive alguns mortos em suas camas, em casas de repouso afetadas pela pandemia do novo coronavírus, informou na última segunda-feira (23) a ministra da Defesa, Margarita Robles.

“Vamos ser implacáveis e firmes em relação ao tratamento que se tem tido com os idosos nesses espaços. Em algumas visitas, o Exército viu idosos absolutamente abandonados, quando não mortos em suas camas”, disse a ministra à emissora Telecinco.

O Exército tem se encarregado de intervir e desinfetar lares de idosos, depois que dezenas de mortes ocorrerem nesses estabelecimentos, principalmente nas regiões de Madri e Castilla-La Mancha, no centro do país.

Diante das “situações extremas e más condições de salubridade” de alguns lares de idosos e a verificação de “moradores falecidos”, o Ministério Público anunciou que abriria uma “investigação com objetivo de determinar a gravidade dos atos e suas possível relevância penal”.

“As residências de pessoas idosas são prioridade máxima para o governo. Vamos exercer o máximo controle nesses espaços. Temos mobilizado todos os meios que acreditamos ser imprescindíveis para controlar esses locais”, indicou durante coletiva de imprensa o ministro da Saúde, Salvador Illa.

A Espanha é o segundo país mais afetado pelo vírus na Europa, com mais de 33.000 casos notificados e cerca de 2.200 mortos. As informações são do site Revista Istoé com dados da AFP.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas