Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Utinga registra um novo caso suspeito de Covid-19; prefeitura declara situação de emergência

Além do casos suspeito, outros 19 pacientes são monitorados | FOTO: Divulgação/PMU |

Um novo caso suspeito de infecção por Covid-19 foi notificado pelo município de Utinga, na Chapada Diamantina, nesta quarta-feira (25). Outros 19 pacientes são monitorados. A informação é da prefeitura administrada pelo prefeito Joyuson Vieira, que na última terça-feira (24) decretou situação de emergência. Para reforçar e ampliar as medidas temporárias para prevenção e controle da transmissão do novo coronavírus, um novo decreto foi emitido nesta quarta-feira (25).

A situação de emergência possibilita que a prefeitura autorize dispensar licitação para a aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da pandemia. Já o novo decreto desta quarta consta que estão suspensas, no âmbito de 60 dias a realização de eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do poder público.

No novo decreto da prefeitura também recomenda que a população, principalmente a idosa, se mantenha em isolamento domiciliar para evitar o contágio do vírus. Medidas de segurança e higiene para conter a transmissão e ordens de fechamento de estabelecimentos comerciais, com algumas exceções, para evitar aglomerações nesses ambientes, são abordadas no novo documento.

Até o momento, o município apresenta um caso suspeito que está sob investigação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesab), um caso anterior já tinha sido descartado e, agora, 19 pacientes estão sendo monitorados. “Neste momento devemos manter o isolamento social e os hábitos de higiene para barrar o avanço do coronavírus”, salienta o prefeito em rede social.

Jornal da Chapada

Veja aqui os decretos publicados em Utinga: documento 1 e documento 2

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas