Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Após testar positivo para coronavírus, ex-deputado Augusto Castro é transferido para UTI em estado grave

O político encontra-se em estado grave e respirando com a ajuda de aparelhos | FOTO: Divulgação |

O ex-deputado baiano Augusto Castro foi transferido em estado grave para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, no Sul do estado, após testar positivo para o novo coronavírus. A Vigilância Epidemiológica da cidade confirmou o resultado do teste.

Já o hospital aguarda o recebimento do resultado oficial do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen). Ao site do jornal Correio, a assessoria do ex-parlamentar confirmou que o político está hospitalizado desde a terça-feira (24) e foi diagnosticado com a Covid-19, além de afirmar que Augusto encontra-se em estado grave e respirando com a ajuda de aparelhos.

Com a confirmação feita pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde da cidade, Itabuna conta com dois casos de coronavírus confirmados – dos 104 na Bahia. Por nota, a prefeitura explicou que o caso do ex-deputado não foi uma transmissão local, pois o paciente chegou de Salvador já apresentando os sintomas da doença.

A assessoria do ex-parlamentar informou que o agravamento da situação de saúde ocorreu apenas na quarta-feira (25), quando ele apresentou dificuldades respiratórias, mas que os familiares dele aguardam a divulgação de um novo boletim do hospital na última quinta (26).

“Ele estava com muita dificuldade de respirar, e precisou ser colocado um balão de oxigênio e depois entubado. Estamos aguardando um novo boletim do hospital para saber mais sobre o estado de saúde dele”, disse o assessor do político, Zé Silva.

Ainda conforme o assessor, a informação de que o Augusto teria viajado recentemente para os Estados Unidos não é verdadeira. A família do político segue em isolamento e todos precisaram passar por testes – e ainda aguardam os resultados do Lacen.

“Ele não viajou para fora do país recentemente. Ele esteve nos Estados Unidos no ano passado. Ultimamente, ele estava trabalhando em Itabuna mesmo. Estão bem, mas estão todos isolados. Fizeram o exame, mas aguardam para saber se mais alguém foi acometido por esse vírus”, completou.

Boletim
De acordo com o boletim médico da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, o paciente segue sedado, com ‘suporte ventilatório invasivo’ devido a problemas respiratórios.

Augusto foi submetido ao teste diagnóstico do coronavírus e outros vírus. Ele deu entrada no Pronto Atendimento do Hospital Calixto Midlej Filho, na manhã de terça-feira (24), apresentando sinais de desconforto respiratório.

Augusto buscou atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna logo após chegar à cidade, onde permanece internado e mantido em isolamento. As informações são do Correio.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas