Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Cai para dois o número de casos suspeitos de coronavírus no município de Itaberaba; 21 pessoas são monitoradas

Itaberaba segue livre de casos de Covid-19 | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Seis casos suspeitos de contaminação por coronavírus foram descartados, neste sábado (28), no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. As informações são da prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde. A vigilância epidemiológica monitora os dois casos restantes enquanto aguardam o resultado do Laboratório Central do Estado (Lacen). Ainda segundo o boletim, 21 pessoas são monitoradas e o número vai modificando de acordo com o acompanhamento e mudanças do quadro dos pacientes.

“Diante da queda dos números, a prefeitura municipal e os itaberabenses respiram aliviados. Os bons resultados contam com a atuação dos 1.178 profissionais de saúde que trabalham incessantemente, tanto na linha de frente, quanto nas estratégias. Isso mostra que as ações tomadas para prevenção contra o Covid-19 estão dando certo”, aponta dados publicados pela prefeitura em site oficial.

Ainda conforme o informe, a gestão de Ricardo Mascarenhas (PP) continuando ainda com medidas que assegurem a saúde da população. E a prefeitura realizou o reordenamento de alguns serviços. No atendimento ambulatorial, foram suspensas as consultas e procedimentos do Centro Médico Especializado (CME). Suspensão do atendimento ao público na Central de Marcação de Consultas (CEMAC), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e no Centro Especializado em Reabilitação (CER).

O setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) mantém o agendamento de viagens para pacientes oncológicos, mas apenas pelo telefone (75) 3251 1712. No Hospital Geral de Itaberaba (HGI), a coleta programada de exames no Laboratório Municipal de Itaberaba foi suspensa, assim como as cirurgias eletivas. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) permanece aberta para casos de urgência e emergência. As unidades básicas de saúde também mantêm o funcionamento.

As equipes da Vigilância em Saúde estão de porta em porta vacinando idosos, público alvo da primeira fase da campanha contra a influenza (H1N1). Como alternativa para agilizar o fluxo de imunização, o drive-thru tem alcançado o número de 540 doses aplicadas em três dias de funcionamento – no ponto na Avenida Rio Branco, ao lado do Ginásio de Esportes, em horário comercial. Barreiras sanitárias nas entradas e o monitoramento do estado de saúde de quem está acessando a cidade partindo de zonas de risco contam com a parceria da SMTT e a Polícia Militar. Jornal da Chapada com informações de assessoria. Texto atualizado no sábado para modificar dados do boletim oficial do dia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas