Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: PRF flagra caminhoneiro sob efeito de anfetamina com pistola e munições na região de Itaberaba

O condutor de 36 anos disse que carrega a pistola para defesa pessoal, mas que não tinha registro | FOTO: Divulgação/PRF |

Um caminhoneiro foi flagrado com 85 comprimidos de anfetamina, arma de fogo e munições no interior do veículo na última quinta-feira (26), no Km 211 da BR-242, trecho do município Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. A ação foi desencadeada durante patrulhamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A equipe notou que o condutor de uma carreta Volvo/FH 540 estava parado no acostamento da via, possivelmente apresentando algum tipo de defeito mecânico.

Ainda segundo informações da PRF, a equipe se aproximou para prestar auxílio, momento em que percebeu uma exacerbada agitação do motorista. “Ao ser questionado se havia feito o uso de alguma substância ilícita, ele relatou que faz uso rotineiro de ‘rebite’ e que no interior do veículo havia uma caixa da substância”. Ao aprofundar a fiscalização na cabine do caminhão, os agentes federais encontraram 85 comprimidos do medicamento que é proibido pela Anvisa, sendo importado e comercializado ilicitamente no país.

A anfetamina costuma ser usada por motoristas profissionais, como caminhoneiros, para inibir o sono e prolongar a viagem, desrespeitando a Lei do Descanso e colocando em risco o próprio condutor e os usuários das rodovias federais. O motorista abordado afirmou que faz uso do produto há aproximadamente dois anos na intenção de se manter acordado entre as viagens.

Os policiais também encontraram no caminhão uma pistola calibre .380 e mais 13 munições. O condutor de 36 anos disse que carrega a pistola para defesa pessoal, porém não tem o documento autorizando porte do armamento. Informou ainda que comprou a arma no Paraguai por R$3.800. Diante dos fatos, o motorista profissional que é natural de Itaporanga D’Ajuda, em Sergipe, foi preso e encaminhado com o material apreendido à Delegacia de Polícia Civil (PC). Texto base do site da PRF.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas